29/10/2017 - 18:52 - #Reverso Comunicação Integrada
Festival da Transformação 2017 reuniu mais de 3.500 pessoas na maior plataforma de conteúdo democrático do RS - #REVERSO COMUNICAÇÃO INTEGRADA

O Festival da Transformação – FT17 encerrou com mais de 3.500 mil participantes nos dois dias de evento (28 e 29/10), no câmpus da ESPM-Sul, em Porto Alegre, para interagir com as mais de 400 atividades nos quatro hubs de conhecimento do Festival: Inovação, Tecnologia, Empreendedorismo e Marketing. Nas salas de aula, 40 palestras ocorreram simultaneamente nos dois dias, além dos auditórios e laboratórios, com cerca de 300 palestrantes transmitindo ideias e conhecimento. Nas áreas de exposição e relacionamento, interações com a tecnologia como o simulador de movimentos e realidade virtual, neurociência aplicada às pesquisas de mercado e impressão 3D foram algumas das experiências. Somaram-se ainda 16 shows musicais em três palcos com atrações que foram do zen rock de The Darma Lóvers, passando pelo reggae do Planet Roots ao pop rock de Lucas Silveira, da banda Fresno.

O empreendedorismo e inovação tiveram forte presença com o Desafio de Moda do Sebrae; Batalha de Pitches; Dez startups que trouxeram seus produtos para expor e a maratona de programação da IBM. Um evento em formato de plataforma que permitiu aos participantes fazer sua própria agenda. Uma área de food trucks alimentava o público sedento por conhecimento e inovação nos momentos de descanso e networking. Outro diferencial do evento foi a curadoria de conteúdo compartilhada entre os diversos apoiadores – entidades, empresas e profissionais do mercado que contribuíram para trazer o melhor conteúdo.

Alexandre Cruz, CEO do FT17 e diretor da ADVB/RS, realizadora do festival, celebra a primeira edição de um evento que teve o desafio de inverter a lógica de pensamento. “Desde o início sabíamos que estávamos propondo algo diferente, atividades descentralizadas em uma área física grande; ideias e pessoas incríveis, mas não necessariamente nomes populares do cenário dos eventos e tudo simultâneo, fazendo o público ter que escolher o que quer ver em cada momento”, explica.

Para Cruz, o balanço final é de comemorar o início de uma nova era dos eventos em Porto Alegre, com uma plataforma de conteúdo democrática. ”Tivemos presença massiva de estudantes, empreendedores e representantes da inovação nas empresas, ou seja, aqueles que representam a nova matriz econômica do Estado. A única maneira de parar a evasão de potencial é mostrar que existem pessoas aqui fazendo coisas boas e novas. Essa turma que veio para o FT17 não está anestesiada. Apesar da situação política e econômica atual, a crise abre espaço para mostrar que quem tem que fazer as coisas acontecerem é quem faz negócio”, avalia.

O FT2018 também já é uma realidade e, segundo Cruz, será um evento ainda maior e mais qualificado, isso devido ao nível de adesão do publico, patrocinadores e apoiadores. “O desafio para 2018 é fazer do FT não apenas um evento pontual, mas constituir uma agenda de conteúdo e atividades de forma a engajar público e parceiros ao longo ano”, finaliza.

FOTOS OFICIAIS PARA IMPRENSA: http://preview.is/Foto-Divulgacao

Dado Schneider apresentou a “Palestra Rabugenta” no FT17

A programação de palestras do FT17 contou com a participação de Dado Schneider, que apresentou a “Palestra Rabugenta” no Picadeiro B. Durante a atividade, Schneider apresentou diversas opiniões a partir de observações que tem da sociedade. Em intervalos específicos, o público era convidado a interagir com o palestrante, atirando tomates nele em caso de discordância. Após apresentar uma visão comparativa entre o mundo do século 20, vertical, para o mundo no século 21, horizontal, Dado comentou uma série de comportamentos que o incomodam na sociedade, como telemarketing, trânsito, comportamento de pessoas em geral.

Equipe 2 Reverse é vencedora do Desafio Sebrae de Moda

O final do Festival da Transformação foi marcado pelo resultado do Desafio de Moda, promovido pelo Sebrae. A competição envolveu seis equipes, formadas por alunos de diferentes instituições como Uniritter, Ulbra, ESPM e Sebrae e teve como vencedor o look desenvolvido pela equipe 2 Reverse. Completaram o pódio a equipe Releva, em segundo lugar, e a equipe Isla, em terceiro.

Ao longo dos últimos dias, as equipes tiveram que desenvolver não somente roupas inspiradas na Senso Tramas, como também tiveram que criar uma proposta de negócio completa. Além das amostras dos competidores, o público do FT17 também acompanhou um desfile da linha Senso Tramas, uma coleção conceitual que incentiva a reutilização de matéria prima, técnicas manuais e inclusão social.

Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre foi tema de palestra

A programação da tarde deste domingo no FT17 contou com uma palestra de Marc Weiss, que apresentou para o público o projeto ZISPOA – Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre. Marc é Chariman e CEO da ONG internacional Global Urban Development (GUD) e coordenador do ZISPOA. Marc está envolvido com tecnologia e inovação desde 1968 e possui meio século de visão sobre as transformações vividas pela sociedade, a partir de disrupções, ao longo deste período. Weiss apresentou seis elementos chave para uma zona de inovação: inovação e tecnologia, empreendedorismo e startups, sustentabilidade e eficiência de recursos, criatividade e colaboração, participação comunitária e um ambiente de negócios amigável.

Uma zona de inovação caracteriza-se por ser uma comunidade de pessoas que interagem sobre temas pertinentes, sem possuir um grande espaço físico. “A ideia é usar o espaço geográfico como brand experience e transformar este ambiente em um modelo que possa ser usado em escala maiores”, destacou Weiss. O ZISPOA é a primeira frente de trabalho para a implementação da Estratégia Econômica Leapfrog, que tem como objetivo tornar o Rio Grande do Sul o lugar mais sustentável e inovador da América Latina até o ano de 2030. O projeto está sendo realizado deste setembro de 2015.

Curta premiado Cores de Bissau foi apresentado no FT17

Na tarde de domingo, 29, umas das atividades do FT17 foi a exibição do curta Cores de Bissau, um projeto independente de Maurício Caterle, que teve sua estreia no festival de cinema de Gramado Esse ano e agora foi premiado com menção honrosa no CineSerra, além de melhor fotografia no Festival de Santo Ângelo. Gaúcho e natural de Santa Maria, Mauricio trabalha com cinema desde 2004. “Apesar de toda a miséria e mazelas do povo eu v muita beleza, muita alegria. Vi um povo que sorri e usa roupa colorida”, falou. O curta também foi acompanhado de uma exposição fotográfica de mesmo tema que estava nos corredores do FT17. A atividade ocorreu dentro do espaço Black Sheep Project.

Para seguir: https://twitter.com/ftpoa

Palavras chave: FT17; festival; ADVB/RS; inovação; evento; empreendedorismo; tecnologia; convergência; negócios; marketing; disrupção;

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Grazieli Gotardo – 51 – 99162-0568 – assessoria@reversocomunicacao.com.br
Tatiane Mizetti (Conrerp/4ª 2820) – 51 99235-8086 reverso@reversocomunicacao.com.br
51 - 3398-7958