30/10/2017 - 14:31 - DOC Press
Interatividade será um dos destaques do 72° Congresso Brasileiro de Cardiologia
Interatividade será um dos destaques do 72° Congresso Brasileiro de Cardiologia - DOC PRESS

Palestrantes vão operar um Body Interact, com transmissão ao vivo por telões, com casos em realidade virtual para a tomada de decisões médicas votadas em tempo real ...

O 72° Congresso Brasileiro de Cardiologia - SBC 2017, de 3 a 5 de novembro, em São Paulo, promete fazer história em face das novidades e inovadoras metodologias de ensino a serem ofertadas. Entre elas, destaca-se um simpósio inédito: o CardioX - Cardiology Experience, uma atividade totalmente interativa, cujo aprendizado ocorrerá por meio de discussões de casos clínicos, apresentados com o emprego da revolucionária plataforma Body Interact.
O projeto é fruto de uma parceria entre a SBC e o American College of Cardiology (ACC). E, embora a estratégia já tenha sido aplicada em alguns eventos internacionais, é a primeira vez no mundo que todo um curso será realizado com o emprego dessa tecnologia. A plataforma é operada pelos palestrantes e equipe especializada e transmitida por telões, contendo casos em realidade virtual para a tomada de decisões médicas votadas pela audiência. A interação é feita por aplicativos e dispositivos digitais.
\"A complexa organização do CardioX está sendo cuidadosamente preparada. A programação do CardioX será focada na tomada de decisões em situações como Emergência, Doença Cardiovascular, Insuficiência Cardíaca, Arritmias, Valvopatias, Prevenção, entre outras condições decisivas da prática clínica”, explica o presidente da SBC, Marcus Bolívar Malachias.

Hands-On terá conteúdo inovador e dinâmico

Com conteúdo inovador e dinâmico, a área Hands-On do 72º SBC terá 400 m2 – 7 salas e 1 auditório de uso exclusivo – divididos em duas zonas: Oficina e Simulação. “Em sessões de 90 minutos, vamos oferecer aos profissionais atualização e capacitação, úteis para a prática dos profissionais de terapia intensiva, pronto socorro e consultório”, afirma o coordenador do Hands-on, João Fernando Monteiro Ferreira.
Na zona Oficina, os temas abordados serão o eletrocardiograma, o vetocardiograma, o Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA), angiotomografia, a ressonância magnética, a tomografia computadorizada cardiovascular, cateterismo e angioplastia. Haverá ainda treinamento prático de propedêutica básica e propedêutica avançada, com eletrocardiograma digital, fisiologia arterial periférica e ultrassom à beira do leito. “Além disso, teremos uma sessão de suporte circulatório à beira do leito na insuficiência cardíaca aguda para UTI, que é bastante interessante para os cardiologistas intensivistas”, acrescenta Ferreira.
Já na zona Simulação, coordenada por Sérgio Timerman, serão oferecidas oficinas de Síndrome Coronariana Aguda, Balão Intra Aórtico, Ecocardiografia nas Emergências, Marcapasso na emergência e, para o generalista, emergências cardiovasculares e outros.

72° Congresso Brasileiro de Cardiologia
Data: de 3 a 5 de novembro