Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
FB   SetaRANKING SetaSala de imprensa SetaBusque Assessorias
 
 
Release
Bookmark and Share      

31/10/2017 - 07:44 - #Mac Comunicação e Marketing
Cemitério Municipal de Itu – Patrimônio Histórico
Cemitério Municipal de Itu – Patrimônio Histórico - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

No próximo dia 2 de novembro, dia de finados, milhares de pessoas farão homenagens aos seus mortos no Cemitério da Saudade de Itu. Todavia, a grande maioria não tem conhecimento da sua história e das verdadeiras obras de arte que ornam grande parte d ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
No próximo dia 2 de novembro, dia de finados, milhares de pessoas farão homenagens aos seus mortos no Cemitério da Saudade de Itu. Todavia, a grande maioria não tem conhecimento da sua história e das verdadeiras obras de arte que ornam grande parte dos túmulos.

Inaugurado oficialmente em 28 de setembro de 1884, O Cemitério Municipal de Itu soma 133 anos de história, recheada de singularidades. Há túmulos de pessoas ilustres que se tornaram personalidades pela importante atuação política, no mundo artístico, das letras e na área religiosa. Esses túmulos adornados por obras de arte em bronze ou mármore se incluem, hoje, no Patrimônio Histórico e Artístico de Itu.

Como acontece na maioria dos cemitérios, a avenida central é ocupada por falecidos ilustres da cidade e, também, pelos mais antigos moradores. Nesse espaço estão os túmulos de Bento Dias de Almeida Prado, o Barão do Itaim, João Tibiriçá Piratininga, um dos fundadores do Partido Republicano Paulista, falecido em Paris e sepultado em Itu, em 1888 e do famoso comediante Simplício, falecido em 2004, que tornou a cidade conhecida em todo o país como a terra dos exageros.

Outros nomes importantes são os dos religiosos Padre Miguel Correia Pacheco e Monsenhor Camilo Ferrarini, ambos vigários, por muitos anos, da Igreja Matriz da Candelária, Padre Bento Dias Pacheco, mártir da caridade, o maestro Elias Lobo e não podemos nos esquecer do grande artista Padre Jesuino do Monte Carmelo e da venerável Madre Maria Teodora, candidata a santa pelo Vaticano, ambos com túmulos na Igreja do Patrocínio.

O Cemitério de Itu tem, hoje, um sistema de registros informatizado, mas ainda guarda os antigos livros de óbitos (verdadeiras relíquias) que registram no ano de sua fundação 127 sepultamentos. No ano seguinte, esse número subiu para 384, caindo para 320 em 1886. Um levantamento feito até 1900 mostra que o maior número de sepultamentos aconteceu em 1892, durante uma epidemia de febre amarela. Foram 748 falecidos no total.

No momento, a administração não dispõe do número total de túmulos e de mortos que estão no cemitério cujo terreno, inicialmente de 108 mil m², foi doado à prefeitura por José Balduino do Amaral Gurgel. A modernidade de um bom serviço à população seria a produção de um “site” onde os interessados pudessem localizar a posição de túmulos pelos quais têm interesse, obter informações sobre os procedimentos para sepultar e tudo o mais que o cemitério possa informar.

Outro exemplo: Os túmulos dos vultos ituanos poderiam ter um código QR, implantado na lápide com o qual o interessado poderia acionar, com um celular e conhecer um pouco da sua biografia.

Cemitério Municipal de Itu – 4023-1968 – adm.funeraria@itu.sp.gov.br

Data de inclusão: 31/10/2017
Fone: (11) 5521-3483
Contato: Raul Machado
Empresa: #Mac Comunicação e Marketing
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Arte-Cultura-Lazer][Cidades][Turismo ]
Este Release foi visto 675 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
egoi
 
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.