31/10/2017 - 16:34 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Clube do Livro nas Escolas agrada alunos do Cid de Oliveira Leite
Clube do Livro nas Escolas agrada alunos do Cid de Oliveira Leite - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Neste semestre, aulas de dinâmicas de textos acontecem a cada 15 dias na Escola Estadual Cid de Oliveira Leite, em Ribeirão Preto. Desta vez, participam do projeto alunos do 9º ano, com idades entre 13 e 14 anos ...

Ribeirão Preto (SP), 26 de outubro de 2017 – Foi realizado na última quarta-feira (25/10) mais um encontro do Clube do Livro nas Escolas, desta vez, na Escola Estadual Cid de Oliveira Leite, no Jardim Paulista, em Ribeirão Preto (SP). O projeto é promovido pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, em parceria com o Centro Universitário Barão de Mauá, coordenado pelo professor André Luiz Alsemi.

A cada seis meses, uma escola recebe o projeto, com aulas quinzenais e duração de 50 minutos. Neste semestre, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 13 e 14 anos, participam do projeto. Segundo Elaine Christina Mota, uma das professoras integrantes do Clube do Livro, em cada encontro é apresentado um conto ou uma crônica diferente – sempre relacionado ao cotidiano dos alunos, além de uma dinâmica, que pode ser antes ou após a leitura do texto. “O objetivo deste projeto é estimular a leitura para que os alunos comecem a enxergar os textos através de um novo ponto de vista. E também para que eles consigam se aprofundar um pouquinho neste aprendizado”, explica. As atividades estabeleceram uma espécie de diálogo entre professor e aluno, partindo não apenas da leitura, mas também de dramatizações e exibições de vídeos e músicas.

Giovanna Cangussu Sanches tem 14 anos e está gostando das aulas, além de ser divertir e aprender muito. “Estou aprendendo a me relacionar mais com meus colegas de sala de aula, pois a atividade incentiva a conversarmos bastante. É uma pena que acontece somente a cada 15 dias”, destaca. A aluna, que é fã de leitura e já leu três vezes o livro O Diário de Anne Frank, diz ainda que a leitura e as dinâmicas estão ajudando no processo de relacionamento com sala de aula. “Aprendi a me comunicar mais com as pessoas”, acrescenta.

Da mesma opinião tem a aluna Isabely Andadre, também de 14 anos. “É diferente, é uma aula fora do padrão que estamos acostumados”. Segundo ela, a atividade ensina os alunos a trabalharem diversas questões do cotidiano de uma forma mais simples. “Aprendemos a lidar com as situações do mundo lá fora de uma forma mais fácil. É muito legal tudo isso”, conclui.

Este é o primeiro ano do projeto Clube do Livro nas Escolas em Ribeirão Preto. No primeiro semestre, também foram promovidos encontros quinzenais entre os professores e alunos do Centro Universitário Barão de Mauá com estudantes do Ensino Médio de escolas públicas.

O PROJETO
Os encontros do Clube do Livro nas Escolas – para a rede pública de ensino de Ribeirão Preto – começaram no ano passado e já participaram as escolas Cid de Oliveira Leite, Thomaz Alberto Whately, Alcides Correa e Professor Sebastião Fernandes Palma. O projeto é promovido pelo Núcleo de Formação do Plano Anual da Fundação do Livro e Leitura e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC.

A parceria entre a Fundação do Livro e Leitura e o Centro Universitário Barão de Mauá surgiu a partir da iniciativa da Fundação, que procurou a instituição de ensino para que pudesse estabelecer um vínculo com as escolas da rede estadual de ensino. A iniciativa foi criada com o objetivo de estimular a leitura e passear por narrativas de diversos autores e estilos literários. A presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva destaca que este “é mais um projeto com a intenção de levar diferentes propostas de leitura para as escolas e formar novos leitores”.

Para o professor André Alselmi, coordenador do curso de Letras do Barão de Mauá, iniciativas como essa podem ser alternativas para o desafio de despertar o interesse dos alunos pela literatura. “Para aproximar os alunos do universo da escrita é fundamental a escolha de textos acessíveis, que dialoguem diretamente com sua realidade, que permitam um envolvimento afetivo e, também, uma reflexão sobre seu universo”, explica.

Sobre a Fundação - A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.
Atualmente, a diretoria da Fundação é representada pela jornalista, educadora e escritora, Adriana Silva na presidência; Edgard de Castro (advogado e cineasta) como 1º vice-presidente, Dulce Neves (jornalista) na 2ª vice-presidência, além de equipe com nove profissionais, um conselho com 22 membros e prestadores de serviços na área de comunicação.

Informações para a Imprensa:
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis: Luciana Grili, Andréa Berzotti, Valter Jossi Wagner