04/11/2017 - 11:32 - DOC Press
Número de mortes por AVC em mulheres supera homens pela primeira vez
Número de mortes por AVC em mulheres supera homens pela primeira vez - DOC PRESS

Sociedade Brasileira de Cardiologia discute o tema e estratégias para a prevenção da doença no Congresso, que acontece em São Paulo ...

Pela primeira vez, o número de mulheres que morreram em consequência de um Acidente Vascular Cerebral - AVC passou o número de homens que perderam a vida pela mesma doença. Os dados levantados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia acabam de ser apresentados no SBC 2017 - 72° Congresso Brasileiro de Cardiologia, que vai até amanhã, em São Paulo. Foram 50.252 mortes de mulheres contra 50.251 óbitos masculinos, levantados em 2015.
\"Nos últimos anos (de 2010 a 2015), as mortes por AVC em homens têm seguido um tendência de queda, enquanto em relação às mulheres, verificamos uma elevação, quase constante\", avalia o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Marcus Bolívar Malachias.
O AVC é a principal causa de incapacidade no mundo e atinge 17 milhões de pessoas todos os anos. \"Controlar os fatores de risco, como a hipertensão, o diabetes, colesterol, tabagismo e sedentarismo, pode reduzir em até 80% as chances de uma pessoa sofrer um derrame\", orienta Malachias. Além disso, a dupla ou tripla jornada de trabalho e o ritmo intenso de atividades com os filhos, a família e a profissão muitas vezes impede a mulher de praticar atividade física e agregam dois outros fatores de risco: a obesidade e o estresse.
O Congresso de Cardiologia debate o assunto e discute também o uso de pílulas anticoncepcionais e a reposição hormonal após a menopausa e os riscos de AVC e outras doenças cardiovasculares.

SERVIÇO:
SBC 2017 - 72° Congresso Brasileiro de Cardiologia