05/11/2017 - 12:25 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Exposição de arte apresenta croquis de moda
Exposição de arte apresenta croquis de moda - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

De 10 a 30 de novembro, a mostra ficará exposta à visitação, de segundas a sexta-feiras, das 8h às 21h30 e aos sábados, das 8h às 15h. A exposição é aberta ao público e gratuita  ...

Ribeirão Preto (SP), 5 de novembro de 2017 - No mês de novembro, Ribeirão Preto vai sediar a exposição “Desfile de Moda - do Sonho à Realidade” da artista plástica Lucia Pelegrino. A mostra contará com uma vernissage na sexta-feira (10), com música ao vivo, no CCAA – Escola de Idiomas, a partir das 20h e ficará aberta à visitação até o dia 30. A mostra de croquis traduz referenciais de moda, todos resgatados das lembranças e memórias da artista, falecida no dia 31 de outubro de 2016. A escola fica na Rua Prudente de Morais, 872, no centro da cidade.

Natural de Jaú, nascida em 1937, Lucia Pelegrino foi autodidata e começou sua carreira na maturidade, após os 50 anos, quando já morava em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Ao longo de sua trajetória artística, ela produziu telas que já foram expostas em diferentes ocasiões e eventos, como atividades culturais da Bauhaus, eventos da Unimed Ribeirão Preto, Unip (Universidade Estadual Paulista), exposições do Novo Shopping e outras. Em seu trabalho criativo, expressou, através dos pincéis e quadros, temas variados, como natureza, sutilezas do cotidiano, retratos, entre outros.

A arte aconteceu na vida dela como uma terapia, descreve sua filha, a médica Silvia Pelegrino. “Era como uma válvula de escape, mas traduzia uma identidade imediata com o que ela trazia na sua essência”. O resultado foram obras marcadas por muita claridade, efeitos de luz e imagens que transmitiam equilíbrio, harmonia e meiguice.

Sempre muito amorosa e conhecida como uma mulher moderna, à frente do seu tempo, Lucia Pelegrino teve professores de artes reconhecidos, mas foi o seu trabalho braçal e cotidiano que lapidaram suas técnicas e conceitos artísticos.

Nesta mostra inédita, que foi seu último trabalho em vida, ela optou por desenhar e ilustrar croquis de moda que guardava no seu inconsciente e no seu imaginário. São 38 croquis e reúnem desenhos e ilustrações de um desfile de moda. A exposição é marcada por cores fortes, intensos registros e detalhes de vestuário de diferentes épocas, o que inclui vestidos, chapéus, trajes masculinos e acessórios, além de roupas que representam a cultura espanhola, uma identidade cultural herdada de seu pai, que era espanhol. “Ela gostava muito de tango e de ícones da Espanha e tinha orgulho de sua descendência e principalmente do seu pai”, comenta Silvia Pelegrino.

Lucia Pelegrino definia o papel do artista plástico como um exercício de paciência, esforço e muita transpiração. A sua veia artística canalizou diferentes tendências e estilos de arte nas diferentes fases de produção, o que resultou em uma capacidade eclética, desde telas, quadros, caricaturas e desenhos. Também ilustrou histórias infantis bíblicas e ministrou aulas de arte de forma voluntária para crianças.

Neste trabalho em mostra, a escolha pelo tema moda tem relação com sua própria vida pessoal. “Ela gostava muito de moda, era uma mulher vaidosa e sempre esteve atenta aos caminhos e tendências de vestuário”, complementa Silvia.

O que: Mostra de Arte “Desfile de Moda - do Sonho à Realidade”
Data/Horários: 10/11/2017 – às 20h – Vernissage com música ao vivo
Obs. A mostra vai até 30/11 e pode ser visitada de segundas a sexta-feiras, das 8h às 21h30 e aos sábados, das 8h às 15h.
Local: CCAA – Escola de Idiomas,
Endereço: Rua Prudente de Morais, 872, Ribeirão Preto (SP)
Entrada: a mostra é aberta e gratuita

Informações para a Imprensa:
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Data de inclusão: 05/11/2017
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada