07/11/2017 - 12:01 - C4 Comunicação
PROTESTE testa detergentes: duas marcas devem ser evitadas
PROTESTE testa detergentes: duas marcas devem ser evitadas - C4 COMUNICAÇÃO

De acordo com a Associação, as duas marcas apresentam aspecto turvo e resíduo gelatinoso ...

A PROTESTE, Associação de Consumidores, testou as cinco principais marcas de detergente vendidas no país: Minuano, Ypê, Limpol, Biobrilho e Barra.

No teste de rotulagem nenhuma desapontou. As embalagens possuem um resultado parecido, só a do Limpol tem partes menos rígidas em comparação com as demais. Além disso, não há diferença entre o volume indicado no rótulo e o existente na garrafa.

Na avaliação de saúde, o resultado também foi positivo. O Potencial Hidrogeniônico (pH) dos produtos é bem próximo a sete, ou seja, nenhum deles vai agredir a pele durante o uso.

Todas as marcas de detergentes também se saíram bem no critério viscosidade. O que significa que eles estão na medida certa: nem líquido demais, nem concentrado em excesso.

No entanto, a PROTESTE recomenda que o consumidor evite as marcas Biobrilho e Barra. Segundo a associação, ambas apresentam aspecto turvo e resíduo gelatinoso.

Além disso, deixam a desejar na eficiência, devido à baixa concentração de tensoativos, as substâncias responsáveis por envolver e remover a sujeira. Em comparação com o Minuano, apontado como melhor do teste, é necessário usar o dobro de Biobrilho ou Barra para lavar uma mesma quantidade de louça.

Desta forma, quem usa quatro garrafas de Minuano por mês gasta R$ 4,36. Para lavar a mesma louça, são necessárias oito de Biobrilho ou Barra, que custam R$ 7,92. Logo, dá para economizar R$ 42,72 em um ano. Uma quantia que faz a diferença no boldo do consumidor, e o produto é de melhor qualidade. Outra opção de compra é o Ypê, que também ganhou o título de escolha certa.

Acesse nosso site e confira informações exclusivas sobre Direito do Consumidor:
www.proteste.org.br/institucional

PROTESTE - Associação de Consumidores