23/11/2017 - 14:21 - #Reverso Comunicação Integrada
Vetorial participa da inauguração oficial da Rede Metropolitana de Pelotas
Vetorial participa da inauguração oficial da Rede Metropolitana de Pelotas - #REVERSO COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Representantes da Vetorial Internet participaram na quarta-feira, 22 de novembro, da inauguração oficial da Rede Metropolitana de Pelotas (RECOP), na Reitoria da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. A Rede Nacional de Pesquisa (RNP), responsável pelo projeto, escolheu a Vetorial para ser a empresa parceira para a realização do trabalho e implantação da RECOP. O projeto funciona como uma rede metropolitana de alta velocidade, interligando diversas instituições da cidade através de um anel de fibra ótica. Estarão conectadas no projeto a UFPel, o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, a Embrapa Clima Temperado e a Prefeitura Municipal. O convênio assinado com a RNP possui duração de dez anos.

“Esse modelo de cooperação técnica foi adotado pela RNP pela primeira vez aqui em Pelotas e servirá de exemplo para as demais regiões metropolitanos do país. É um projeto que há mais de cinco anos aguardava solução e trará, principalmente, redução de custo e qualificação aos órgãos públicos”, disse o diretor da Vetorial, Mauro Meirelles. A rede toda conta com 55 quilômetros de cabos, interligando as unidades da UFPel do Centro ao Campus Capão do Leão, além de alcançar a sede da Embrapa na Cascata. A Recop também vai atender à Prefeitura de Pelotas e ao IFSul, entre outros parceiros futuros.

O Reitor da UFPEL, Pedro Hallal, agradeceu a todos pelo empenho em tornar o projeto realidade. Para ele, a parceria com a Vetorial significou “a possibilidade de desentravar um projeto de suma importância para a cidade e que vai abrir caminho, inclusive, para a integração com as universidades do Mercosul”. Nesse sentido, o diretor da Vetorial destacou que a cidade é um ponto estratégico de conexão com países como Uruguai e Argentina.

FOTOS
Crédito: Comunicação UFPel

Sobre a Rede Comep
O projeto da Rede Comep é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) que busca implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país servidas pelos Pontos de Presença da RNP. O modelo adotado baseia-se na implantação de uma infraestrutura de fibras ópticas próprias voltadas para as instituições de pesquisa e educação superior e na formação de consórcios entre as instituições participantes de forma a assegurar sua autossustentação.

A criação da rede possibilita o desenvolvimento de novas pesquisas científicas colaborativas, o uso de serviços avançados de comunicação e a redução de gastos, já que a RNP é quem viabiliza economicamente o projeto. Para ser autorizada a implantação da Rede Comep é necessário que o município possua ao menos três instituições federais de ensino e pesquisa.

Sobre a Vetorial
A Vetorial Internet é um dos maiores provedores do interior do Rio Grande do Sul e empresa referência no segmento na região, atuando em toda região sul. Com mais de 20 anos de atuação, oferece soluções na área de acesso à internet para o mercado residencial e soluções especializadas em comunicação de dados e data center para o mercado corporativo. Possui 20 mil clientes atendidos e mais de 120 colaboradores. Figurou no TOP OF MIND da Revista Amanhã 2017, como único Provedor gaúcho citado entre as marcas mais lembradas. Entre seus clientes destacam-se o Tecon, Yara Brasil, EBR, Termasa, Sagres, além de inúmeras empresas nacionais, regionais e locais em todas as verticais de mercado.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Tatiane Mizetti (Conrerp/4ª 2820) – reverso@reversocomunicacao.com.br