05/12/2017 - 13:09 - DOC Press
Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia receberá a Medalha do Grande Colar do Mérito Legislativo - DOC PRESS

A mais alta comenda do legislativo de Belo Horizonte/MG será concedida ao cardiologista pelos relevantes serviços prestados à população na conscientização das doenças que mais matam no país ...

O cardiologista Marcus Bolívar Malachias receberá, na próxima quinta, dia 07, a Medalha do Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal 2017. A comenda é concedida pela Câmara Municipal de Belo Horizonte e atribuída a personalidades que contribuíram para o prestígio e a projeção da capital mineira.
Marcus Bolívar Malachias assumiu, em janeiro de 2016, a presidência da Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC. Fazia 36 anos que um mineiro não ocupava esta posição à frente dos mais de 15 mil cardiologistas brasileiros. Marcus Bolívar Malachias é doutor em cardiologia pela USP, professor de pós-graduação da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, cardiologista do Hospital Biocor e diretor do Instituto de Hipertensão de Minas Gerais. Ocupou na SBC importantes cargos, como presidente da Sociedade Mineira de Cardiologia, presidente do Departamento de Hipertensão, idealizador e coordenador da campanha \"Eu sou 12 por 8\", além de outros postos.
Como coordenador da campanha \"Eu sou 12 por 8\", conseguiu sensibilizar artistas, músicos e personalidades a vestirem a camiseta da ação e passar a mensagem da importância da prevenção e tratamento da hipertensão. Na presidência da SBC, Marcus Bolívar Malachias idealizou a campanha \"Movidos pelo Coração\" que foi, nos últimos dois anos, o maior movimento nacional de combate às doenças cardiovasculares e percorreu várias capitais do país com ações culturais em mídias sociais e em locais públicos. O Movidos promoveu, por meio da arte, informações sobre os fatores de risco para o coração: hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, tabagismo, obesidade, ingestão excessiva de álcool, estresse, sedentarismo, além da idade, do histórico familiar e da etnia. Atualmente mais de 350 mil pessoas morrem todos os anos pelas doenças cardiovasculares.
A solenidade de entrega da Medalha do Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal 2017 será em 07 de dezembro, à noite, no Palácio Francisco Bicalho, sede da Câmara Municipal de Belo Horizonte. A condecoração foi criada em 2003 e representa o maior grau de honraria concedido pelo Legislativo Municipal de Belo Horizonte. O Colar é outorgado a pessoa física ou jurídica, de nacionalidade brasileira ou estrangeira, que, pela prestação de serviços notáveis ou por excepcional mérito, tenha-se tornado merecedora de especial reconhecimento pelo Poder Legislativo de Belo Horizonte.
Data de inclusão: 05/12/2017
Contato: José Luchetti