08/12/2017 - 10:43 - #Mac Comunicação e Marketing
Maioria de turistas visita Itu por lazer e descanso, diz pesquisa
Maioria de turistas visita Itu por lazer e descanso, diz pesquisa - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Fim de ano é tempo de estatísticas e de avaliação das visitas que vieram à Estância Turística de Itu desfrutar dos ares de uma cidade histórica. Trata-se de uma pesquisa realizada pela Prótur, uma associação de voluntários, que busca o desenvolvimento do turismo na cidade. Fundada há 14 anos, em 2003, a entidade tem por objetivo, colaborar, divulgar e organizar o setor de turismo na cidade.

Ela propôs, inicialmente, a união dos empreendedores de campings, fazendas, hotéis, restaurantes, pousadas, museus, igrejas, agências de turismo e meios de comunicação, que possibilitaram o fortalecimento de uma entidade séria que contribui com o desenvolvimento sustentável da cidade e sua projeção como destino turístico.

Agora, no final do ano, a Protur divulgou um relatório, bastante completo, um verdadeiro Raio X sobre os visitantes que escolheram Itu para fazer turismo.

O relatório abrange somente os meses de setembro e outubro de 2017, mas dá uma boa idéia do que aconteceu durante todo o ano. A pesquisa foi feita no trailer de informações da Protur, instalado na Praça Padre Miguel, no meio do centro histórico da cidade. Nele, diversos estagiários e formados em turismo atendem às perguntas dos turistas sobre as atrações da cidade. Vários tipos de folhetos ajudam nessa missão de mostrar o que Itu tem de melhor.

A pesquisa

Segundo a pesquisa da Protur lazer e descanso são as principais motivações das viagens de turistas que visitam Itu - somando 36,6%. As visitas a amigos e parentes estão na segunda posição, com 14,2% e, em seguida, é possível relacionar os motivados pelos passeios a atrações turísticas, com 10,7%.

Com o objetivo de traçar o perfil dos visitantes que vêm a Itu, a Protur, no período mencionado, colheu 112 respostas espontâneas a questionários oferecidos aos turistas. A motivação da viagem ficou assim distribuída: Descanso (41), visita a parentes ou amigos (16), passeio (12), aventura (11) intercâmbio (8), Estudo e Cultura (7), gastronomia (6), negócios e natureza (5), compras e religião (3) esportes e lazer (2).

O meio de transporte mais utilizado foi o carro (93), moto (11) ônibus (5) e avião (3). Em relação ao sexo dos turistas o jogo ficou equilibrado – 57 (F) e 55 (M). Quanto à escolaridade, 44,6% se declararam com curso superior completo, isto é, 50 turistas de um total pesquisado de 112. Pós graduado (28), ensino médio (24), fundamental (6) e sem escolaridade (4).

À pergunta – como descobriu o destino? 50 responderam que foi através de amigos e outros 50 pela internet. Por revistas, TV e jornal foram 12. Os companheiros de viagem apontados foram: família (61), casal (24), com amigos (18) e sozinhos (9).

Quanto à hospedagem, 79 se declararam turistas de um dia. Outras 33 pessoas se hospedaram em Itu: 26 em hotéis, 4 em pousadas, 2 em casa de amigos e 1 em camping.

Também foram atribuídas notas para as principais atrações de Itu. Os visitantes declaram que mais gostaram do “Orelhão Gigante” (351 votos), seguido pela Matriz da Candelária (313), Museu Republicano (187) e o Parque do Varvito (103). Outros locais visitados: Museu da Energia, Museu de Arte Sacra, Fazenda do Chocolate e Praça dos Exageros.

Outra informação importante é o gasto médio dos turistas durante a viagem: 23 deles gastaram entre 0 a R$50,00; também 23 gastaram entre 51 a R$100,00; outros 36 gastaram entre 101,00 e 200,00 e 20 informaram que gastaram mais de R$ 200,00.

As cidades de origem dos visitantes foram definidas assim:
São Paulo (44), Sorocaba (12), Jundiaí (6) Rio de Janeiro e Guarulhos (4), Osasco, São Bernardo do Campo, Jandira e Barueri (3) Indaiatuba e Cajamar (2) e outras 26 cidades com um visitante. Elas são: Salto, Campinas, Monte Mór, Santo Antônio do Pinhal, Paris, Bauru, São Roque, Ibirá, São Carlos, Ibiuna, Itanhaem, Santa Bárbara do Oeste, Várzea Paulista, Londres, Boituva, Jaguariúna, Santos, Taboão da Serra, Itapevi, Jarinu, Jumirim, Laranjal Paulista, Brasília, Limeira, Porto Feliz e Curitiba.

Interessante destacar visitantes de quatro capitais brasileiras e duas européias: Paris e Londres.
Data de inclusão: 08/12/2017
Fone: (11) 5521-3483