08/12/2017 - 10:47 - C4 Comunicação
PROTESTE auxilia consumidores na hora de escolher máquina de lavar
PROTESTE auxilia consumidores na hora de escolher máquina de lavar - C4 COMUNICAÇÃO

Associação levanta a questão: Produto que lava muito bem, mas demora demais ainda é a melhor opção? ...

Encontrar uma máquina de lavar que supra todas as necessidades não é tarefa fácil. O ideal é que ela seja rápida, capaz de deixar as peças o máximo possível secas e, é claro, eficiente o bastante para deixar a roupa limpa.

Foi para auxiliar o consumidor nessa escolha que a PROTESTE, Associação de Consumidores, separou alguns modelos do aparelho e levou ao laboratório para avaliação.

Para uma roupa praticamente livre de sujeira, a Electrolux LFE10 é a melhor opção: No critério eficiência de lavagem em água fria ela foi a mais eficiente. Mas, cabe ressaltar que, com exceção dos modelos Electrolux LT08 e Electrolux LAC09, considerados aceitáveis, os demais também provaram cumprir bem sua principal função: deixar as peças limpas.

No que se refere a centrifugação, nenhuma lavadora deixou o tecido encharcado. Já em relação ao tempo, alguns aparelhos deixaram a desejar, pois demoram muito para completar o ciclo de lavagem.

A Samsung WF106U4SAWQ, por exemplo, que levou o título de a melhor do teste, gasta 82 minutos para lavar e centrifugar a roupa – 1h13 a menos do que a Electrolux LFE10. Ou seja, até que ponto essa demora não está relacionada ao fato de a Electrolux LFE10 ter se destacado na eficiência de lavagem?

De qualquer forma, o que você precisa ter em mente é que a avaliação de desempenho foi baseada nos três critérios anteriormente citados: eficiência de lavagem, centrifugação e tempo de realização do ciclo.

Entre as marcas analisadas, oito se saíram bem. Vale lembrar que para a Samsung WF106U4SAWQ e para a Electrolux LFE10, a eficiência de lavagem em água quente também foi levada em conta, pois apenas esses dois modelos da amostra têm essa função.

Já os manuais de instruções, trazem informações claras e completas para ajudar o usuário. Quando o assunto é o consumo de energia, se o consumidor for utilizar, uma vez por dia, um ciclo da Electrolux LFE10, que mais gasta energia, um carioca terá que arcar com R$ 9,22 ao final do mês na conta de luz. Isso para a lavagem em água fria. Ao acionar a lavagem em água quente, esse valor sobe para R$ 22.

Em relação ao consumo de água, as Electrolux LT10B, LTD16 e Consul CWL16 são as que se saíram pior. As duas da Electrolux gastam 121 litros por ciclo e, a da Consul, 158 litros.

Em contrapartida, a Samsung WF106U4SAWQ, a mais econômica entre as testadas, gasta 48 litros. E a função lavagem com água quente, o consumo de água é praticamente o mesmo.

A PROTESTE também avaliou a quantidade de ruído emitido pelas máquinas de lavar e viu que algumas são barulhentas. É o caso da Samsung WF106U4SAWQ, da Brastemp BWJ11, da Brastemp BWJ09, da Electrolux LAC09 e da Electrolux LAC11.

Embora não seja silencioso, esse último modelo foi apontado como uma de “escolha certa”, porque, além de apresentar bom desempenho e consumir pouca energia, seu preço é um diferencial.

Outra máquina que tem bom custo-benefício é a Electrolux LT10B, por isso, também é a indicação da PROTESTE de escolha certa.

Ou seja, para deixar as roupas limpas, não é preciso gastar tanto assim. Ao optar por uma das escolhas certas da PROTESTE, a Electrolux LAC11, em vez da Electrolux LFE10, a mais cara do teste, o consumidor adquire um produto de qualidade e ainda poupa R$ R$ 1.408 (comparação entre os preços mínimos).
Data de inclusão: 08/12/2017
Fone: (11) 0020202020