11/12/2017 - 11:04 - kakoi
Na reta final do ano é hora de deixar a contabilidade em dia para 2018!
Na reta final do ano é hora de deixar a contabilidade em dia para 2018! - KAKOI

É no início do ano que as empresas normalmente organizam a sua contabilidade. É um período mais tranquilo em que as empresas se dedicam a levantar as pendências e começar o processo de regularização perante o Fisco, por exemplo. ...

Algumas empresas podem se perder um pouco na sua gestão contábil ao longo do ano. É a história de esquecer de lançar algum valor corretamente ou até pior: emitir nota de maneira equivocada! É aí então que começam os problemas dentro da contabilidade que podem virar uma bola de neve se não forem sanadas urgentemente.

Mas é Natal, época de festas de fim de ano! Momento adequado para renovar votos e planejar um ano novo melhor também na vida empresarial. Que tal começar 2018 com a contabilidade em dia?

Para Marcos Rodrigues, presidente do Contabfácil ferramenta online que trata de toda a contabilidade de empresas do Simples Nacional, Profissionais Liberais e MEIs é no início do ano que as empresas normalmente organizam a sua contabilidade. É um período mais tranquilo em que as empresas se dedicam a levantar as pendências e começar o processo de regularização perante o Fisco, por exemplo.

No entanto, Marcos Rodrigues entende que o ideal é que isso seja feito o quanto antes porque o fim de ano para alguns setores é o período de maior faturamento e, consequentemente, de maior impostos também:

\"Muitas vezes o imposto vence antes do recebimento das vendas de final de ano, criando um descasamento de caixa. Se isso acontece sempre, você pode fazer a opção de tributar seu faturamento por caixa e não por competência mas a escolha é feita no começo do ano. Então comece a se preparar desde já\" alerta.

2018 com tudo organizado
Para as empresas que estão em débito, a principal dica para começar 2018 com o pé direito e com tudo em ordem é saber exatamente qual o seu débito - valor, tipo, juros, etc. Para tanto o auxílio de um contador é peça chave, pois este profissional conhece os débitos e as melhores alternativas de regularização;

\"Essa consultoria é o que ajuda as empresas sem dúvida alguma, mas o principal é fazer um planejamento tributário para que o débito não continue crescendo. Verificar com o contador se não existem formas melhores de tributação para sua empresa (simples nacional x lucro presumido, caixa x competência, etc). Esse é o momento de mudar a forma de tributação, lembrando que ela será válida para o próximo ano todo.

Tecnologia ajuda a contabilidade
Para quem percebeu que os valores não fecham e querem uma opção mais em conta para as finanças de 2018, a contabilidade online é uma alternativa excelente por diversas razões:

\"Para as micro e pequenas empresas, a contabilidade tradicional ficou cara. Optando pela contabilidade online, a empresa continuará cumprindo todas as obrigações legais com uma grande economia nos honorários. Esta sim, é uma grande alternativa para começar 2018 com a contabildiade mais enxuta e de forma mais econômica\" finaliza Marcos Rodrigues.

Foto: Pexels/Divulgação

Sobre o Contabfácil
Localizada em São Paulo, o Contabfácil está presente em todo o território nacional levando agilidade, praticidade e economia nas questões contábeis de quem está enquadrado no Simples Nacional, de quem é médico ou microempreendedor individual. A ferramenta foi desenvolvida para desburocratizar o cotidiano contábil de quem está enquadrado nestas categorias.
Acesse o Contabfácil sem custos por um mês e faça o teste. Para mais informações acesse www.contabfacil.com.br

Sobre a KAKOI Comunicação
A KAKOI Comunicação é uma empresa cujo objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado. A kakoi conta com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.

Fonte:
KAKOI Comunicação