11/01/2018 - 15:06 - EPR Comunicação Corporativa
Tecnologia Questor agiliza processo de adaptação das empresas ao eSocial
Tecnologia Questor agiliza processo de adaptação das empresas ao eSocial - EPR COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

Softwares da Questor facilitaram a adoção do novo modelo do Governo Federal em centenas de empresas beneficiando milhares de usuários ...

O objetivo do eSocial de simplificar e informatizar as informações hoje dispersas em diferentes meios e plataformas, fundamental na modernização da fiscalização e transparência trabalhista no Brasil, exige das empresas, neste primeiro momento de implantação, elevados esforços de adequação em seus processos. Nesse cenário, a Questor, uma das principais provedoras de soluções tecnológicas voltadas à área de contabilidade fiscal do país, vem desenvolvendo projetos customizados que ganham importância no apoio às empresas nesse momento crucial de transformação organizacional para adaptação ao novo modelo do governo.

De acordo com uma recente pesquisa da Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas), somente 4,4% dizem estar prontas para a operação do novo sistema. O levantamento revelou que 42,9% das companhias ainda não iniciaram a implantação, enquanto o restante está começando a se adaptar agora (29,1%), ou em fase intermediária (23,7%). O principal desafio, segundo o relatório, é conseguir mudar a cultura organizacional e repensar os processos.

Considerada uma das mais destacadas empresas contábeis do país, a Rui Cadete Consultores, sediada em Natal (RN), contou com o Sistema Operacional Questor para realizar a unificação e qualificação de seus cadastros. O projeto, iniciado em Agosto e concluído em Setembro, contemplou o mapeamento de todas as ocorrências previstas na Lei, planejamento de execução destas com prazos e responsáveis, treinamento da equipe de atendimento e aos seus clientes. Desta forma, a Rui Cadete conseguiu adequar toda a carteira de clientes a estarem qualificados ao eSocial. “O projeto nos possibilitou uma regularização cadastral com o Fisco trabalhista e previdenciário e maior organização das rotinas internas da empresa. Desenvolvemos uma ferramenta de levantamento de indicadores e diagnóstico dos clientes perante as obrigatoriedades. A Questor tem nos apoiado desde 2011, com todos os módulos necessários para atender com eficiência nossas demandas”, ressalta Ethel Cristina Maia Mesquita, Diretora Administrativo Financeiro da Rui Cadete.

Já a Soma Contabilidade e Auditoria, empresa catarinense com quase 30 anos atuando na prestação de serviços de contabilidade, utilizou a tecnologia Questor para sanar os problemas cadastrais na adequação ao eSocial. O processo de implementação levou cerca de cinco meses, de agosto a dezembro, e priorizou a qualificação interna do sistema, auditorias, além da unificação dos cadastros gerais. “A Questor nos forneceu treinamentos, tutoriais e auxílio integral no suporte da ferramenta. Desta forma, foi possível antecipar o processo sem a pressão dos prazos, transparecendo maior segurança aos nossos clientes e melhorando a qualidade da informação” explica Eugênio Vicenzi, da Soma.

Fernando Abrantes, Diretor de Tecnologia da ORCOSE - Organização Contábil Serafim – uma das mais tradicionais empresas contábeis do país, explica que o objetivo principal do projeto era preparar todos os clientes para o eSocial de forma antecipada. “Primeiramente focamos na parte cadastral visto a exigência bem detalhada de informações que este projeto possui. Com o auxilio do sistema da Questor conseguimos apontar as falhas cadastrais de forma dinâmica para então levantar as informações com os clientes”, diz Abrantes. O processo iniciado em Junho, que promoveu a qualidade no atendimento ao cliente, já está com 70% dos trabalhos concluídos. “Trata-se de uma mudança total na maneira de executar os trabalhos, no qual o cliente passa a ser parte integrante do início até ao fim do processo. Por isso precisávamos de uma tecnologia capaz de atender todo o aspecto legal pertinente aos setores contábil, fiscal e folha de pagamento. Os sistemas da Questor, por meio de sua equipe, têm atendido com excelência todas as demandas atuais”, completa Abrantes.

Embora atuando em uma carteira de cliente ampla, a Assessorplan Contabil Center, optou por realizar testes voltados ao setor de supermercados, superando com facilidade as dificuldades de adaptação às novas exigências do eSocial. A empresa ingressou na produção restrita com um de seus clientes que dispõe de 500 colaboradores no setor de supermercados em unidades espalhadas pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina. De acordo com Ari Adamy, Diretor Fundador, o grande desafio foi relacionado aos prazos das admissões, ajuste dos dados dos funcionários e configuração dos eventos no sistema. “Inicialmente reiteramos a importância do projeto para nossos clientes e os orientamos a participarem dos treinamentos para aprimorarem seus conhecimentos sobre o tema. Iniciamos as qualificações em agosto e o software da Questor nos auxiliou na identificação de erros e no acesso às informações em tempo hábil para enviar os eventos ao Ambiente de Produção Restrita, trazendo maior segurança ao processo”, finaliza Ari.

Atuando desde 1985, a Questor Sistemas Inteligentes consolidou-se como uma das principais desenvolvedoras de software e soluções tecnológicas voltadas à área de contabilidade fiscal do país. Com uma equipe altamente qualificada de 130 profissionais e 500 consultores em todo o território nacional, a companhia brasileira oferece soluções completas para otimizar a cadeia operacional, contábil, tributária e gerencial das empresas e escritórios contábeis, aumentando a produtividade, reduzindo custos e facilitando a tomada de decisão. Atualmente a tecnologia Questor processa 1,5 milhão de folhas de pagamento ao mês e seus clientes publicam mais de sete milhões de documentos eletrônicos em nuvem por ano. Além disso, atende 350.900 empresas e possui 73.500 usuários ativos e uma taxa de 97% de satisfação entre seus clientes. Com sede em Chapecó - SC e em São Paulo, a Questor é credenciada no Great Place to Work e atende companhias de todos os portes, em todo o Brasil, além de uma rede mais de 60 distribuidores.
Data de inclusão: 11/01/2018
Contato: Patrícia Barbosa