12/01/2018 - 10:27 - C4 Comunicação
CONFIRA: PROTESTE avaliou os principais modelos de Smart TV
CONFIRA: PROTESTE avaliou os principais modelos de Smart TV - C4 COMUNICAÇÃO

Teste mostra o custo x benefício das principais televisões com acesso à internet ...

A PROTESTE, Associação de Consumidores, avaliou 12 modelos de televisão smart entre 48 e 49 polegadas. O objetivo é revelar a qualidade e o custo benefício desses produtos, e, principalmente, elencar as melhores escolhas de compra. A boa notícia é que a grande maioria dos televisores testados apresentaram boa qualidade e preços condizentes com o mercado.

Para a associação, é importante reservar o espaço adequado, uma internet de qualidade e, principalmente, analisar as funções que o usuário necessita. Esses aparelhos oferecem diversas funcionalidades que podem encarecer o produto e, muitas vezes, ser desnecessário ao consumidor.

Por outro lado, a PROTESTE aponta que investir em aparelhos que oferecem 4k compensa. Com o avanço na qualidade de imagens, os televisores que possuem essa tecnologia estão cada vez mais baratos e a quantidade de produções em alta resolução só vêm aumentando. Isso inclui vídeos no YouTube, programas do Netflix e da GloboPlay, apps e sistemas de streaming. Mas atenção: Se for comprar um aparelho menor, a diferença de resolução não aparece, então pode ser melhor poupar e comprar uma Full HD.

Dos 12 modelos analisados, sete foram classificadas como boas escolhas de compra e tiveram poucas diferenças entre eles. Na primeira - e mais importante - avaliação, de qualidade de vídeo, os aparelhos Samsung UN49KS7000, UN49KU6400, UN49KU6500 e UN49MU6100; e LG 49UJ6565, 49UJ6300 e 49UJ6525; tiveram notas altas em todos os critérios, com destaque para a qualidade HD, com configurações pessoais, e a fluidez de imagem.

Os demais modelos analisados foram: SAMSUNG UN49KU6300, LG 49UH6100, PANASONIC TX-49DX650B, SAMSUNG UN48J5200 e LG 49LH5700.

No primeiro, em que foi verificado a qualidade visual com a TV configurada no estado ótimo, esses sete televisores foram tanto os melhores do teste geral quanto os únicos considerados bons nas avaliações. Outra constatação foi a de que a uniformidade de imagem na tela, ou seja, a constância das cores e da luminosidade, é de ótima qualidade em todos os produtos contemplados

Já para a fluidez de imagem, em que foram analisados elementos como pixelização e saltos de imagem, os dispositivos Samsung UN48J5200 e LG 49LH5700 foram considerados aceitáveis, ao passo que os demais foram julgados como bons.

Outro elemento avaliado foi a qualidade de som. Novamente, os resultados foram positivos, especialmente a considerada melhor do teste: Samsung UN49KS700. As únicas que destoaram foram a Samsung UN48J520 e a Panasonic TX-49DX650B, tidas apenas como aceitáveis, e, principalmente, a TV LG 49LH5700, que ficou com a nota mais baixa do quesito. Entretanto, um home theater pode suprir esse problema –o que não acontece com uma má qualidade de vídeo.

O terceiro teste foi a conectividade, que também apresentou bons resultados: as TVs foram propositadamente projetadas para simularem as funções dos celulares que já conhecemos. Isso torna o processo intuitivo, até mesmo para quem nunca utilizou o produto anteriormente.

O mesmo vale para as lojas de aplicativos, nas quais é possível personalizar e adquirir novo conteúdo. Outra função muito útil compartilhada por todos os aparelhos é o Wi-Fi Direct, pelo qual é possível espelhar a tela do celular, tablet ou notebook. As poucas discrepâncias de avaliação se devem à velocidade de acesso e à navegação, porque algumas TVs se mostraram um pouco mais lentas nesses critérios.

A associação aconselha manter o aparelho sempre atualizado, para garantir que o produto trabalhe na melhor eficiência que pode oferecer. Para isso, basta navegar pelo menu da TV até a opção “Atualização de Sistema Operacional” e fazer a atualização por download. Embora possa mudar conforme o televisor, é comum encontrar essa função nas abas “Suporte” ou “Sistema”.

Caso dê preferência ao USB, é preciso ir no site do fabricante da TV, encontrar o modelo e baixar a atualização do sistema operacional. Depois disso, é só gravar no pen drive, acessar o menu de atualização do aparelho, escolher a opção por USB, inserir o dispositivo e atualizar.

Um pouto positivo para a tecnologia, são os manuais de instruções disponibilizados no próprio sistema da TV, além de guias e outras recomendações em passo a passo. Isso faz com que os aparelhos sejam de fácil uso. Nesse critério, apenas a Panasonic não obteve nota máxima, por não ter um controle remoto prático.

Na última fase do teste, todos os televisores se saíram bem, pois possuem Wi-Fi e sintonizador digital integrado. Além disso, disponibilizam várias entradas HDMI, com destaque para os que têm quatro. Por esse motivo, por possuírem apenas duas conexões, os modelos Samsung UN48J5200 e LG 49LH5700 foram os únicos com nota mais baixa.

Data de inclusão: 12/01/2018
Fone: (11) 0020202020