22/01/2018 - 09:53 - DOC Press
ABRAIDI apoia investigações no Espírito Santo e repudia fraudes na saúde
ABRAIDI apoia investigações no Espírito Santo e repudia fraudes na saúde - DOC PRESS

A Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde - ABRAIDI apoia incondicionalmente as investigações no Espírito Santo da Operação \"Lama Cirúrgica\" que prendeu, ao longo da semana, empresários e enfermeiros por reutilizar produtos cirúrgicos descartáveis.
Para o presidente da ABRAIDI, Sérgio Rocha, as investigações precisam ser aprofundadas para que todos os envolvidos sejam identificados. \"Não podemos mais admitir que situações, como essa, persistam no país. É necessária punição e a indignação imediata de toda a sociedade civil organizada e é o que estamos fazendo\", completa Sérgio Rocha.
Segundo a polícia, há casos em que quatro instrumentos de utilização única para cirurgias ortopédicas teriam sido usados mais de 2.500 vezes. E a autoridade policial ainda informou que essa é a primeira fase da \"Lama Cirúrgica\". \"Provavelmente deveria haver a conivência de médicos, profissionais da saúde, auditores de planos de saúde, enfim, uma vasta rede de corrupção e fraudes que somente uma investigação profunda irá colocar luz nos fatos\", conclui Sérgio Rocha.
A ABRAIDI representa cerca de 310 importadores e distribuidores de produtos para saúde e tem como pilares a ética e a transparência, promovendo ações que tornem o setor mais sustentável e as associadas referências no mercado de saúde. Em 2015, em parceria com o Instituto Ethos, criou o Ética Saúde - Acordo Setorial dos Importadores, Distribuidores e Fabricantes de Dispositivos Médicos, mecanismo de autorregulação da conduta dos signatários. Em 2016, o Ética Saúde passou a ter personalidade jurídica e transformou-se um instituto, reconhecido por todo o setor como uma eficiente iniciativa para evitar incentivos ilegais ou antiéticos para agentes públicos e privados, prática de atos médicos ilegais ou antiéticos, evasões fiscais, irregularidades regulatórias, concorrência desleal, violação de direitos do consumidor e falsificação.
Data de inclusão: 22/01/2018
Contato: José Luchetti