22/01/2018 - 15:57 - C4 Comunicação
Como economizar R$ 1,2 mil no ano ao escolher combo de internet, televisão e telefone - C4 COMUNICAÇÃO

NET tem os melhores preços, porém, no Rio, Oi leva vantagem em um dos perfis ...

Os pacotes oferecidos pelas principais operadoras do país trazem grande comodidade ao unirem TV por assinatura, acesso à internet banda larga e ligações telefônicas fixas com preços que saem mais em conta do que se os serviços fossem adquiridos separadamente.

Para aumentar essa conveniência, alguns incluem também os gastos com telefone celular oferecendo uma franquia. No entanto, como são pacotes com serviços casados, vendidos com a ciência do consumidor, alguns cuidados são fundamentais.

Pensando nisso, a PROTESTE, Associação de Consumidores, sugere que o consumidor adquira um combo adequado às suas necessidades – caso contrário, o dinheiro será desperdiçado.

Sendo assim, a associação pesquisou as melhores seleções de pacotes disponibilizados para as capitais de São Paulo e do Rio de janeiro, ofertados por três operadoras: NET, Vivo e Oi. Esta última, entretanto, não foi incluída na avaliação paulistana, já que não contempla essa cidade. A TIM ficou fora do estudo, porque não disponibiliza todos os serviços.

Para a análise, foram criados três perfis de usuário: básico, intermediário e avançado. O primeiro contempla até 70 canais e banda larga de 15 a 30 mega. Seu uso telefônico tem ligações ilimitadas para números fixos locais. O perfil intermediário, entre 71 e 94 canais, internet de 31 a 60 mega e chamadas ilimitadas para telefones fixos dentro do Brasil. O perfil avançado, por sua vez, reúne no combo pelo menos 95 canais, banda larga de 61 a 120 mega e ligações irrestritas para números fixos no país.

Em relação ao perfil básico, os cariocas, podem poupar R$ 595 ao ano ao privilegiar o combo da NET, se comparado ao da Vivo.

Ao optarem pela NET, os paulistanos de perfil intermediário, conseguem economizar R$ 1.261 ao ano. O mesmo acontece com os cariocas do mesmo perfil, que podem poupar até R$ 961 anuais.

O perfil avançado foi o que mostrou maior economia aos usuários do Rio de Janeiro. A operadora Oi foi a mais em conta com seu serviço, que inclui 100 mega de internet, 95 canais de TV (Mais HD) e ligações ilimitadas para telefones fixos do país. É possível economizar R$ 1.555 em comparação com o pacote mais caro da Vivo. Já os paulistanos, podem economizar R$ 426, se optarem pela NET.

Apesar de ser a empresa que mais recebe reclamações dos consumidores, a NET ainda oferece os combos com maior custo-benefício. Na mesma pesquisa, a Oi foi apontada como a pior provedora de serviços múltiplos. A PROTESTE volta a reivindicar uma maior preocupação para a qualidade dos serviços prestados pelos operadores e pelo aumento da exigência por parte do Regulador.

O levantamento foi feito com 1.157 clientes de provedores de internet, levando em conta a satisfação com a qualidade da comunicação, estabilidade, velocidade de conexão, entre outros. Em uma escala de 0 a 100, a NET ficou com 60, Vivo, 56 e por fim, a Oi com 51.
Data de inclusão: 22/01/2018
Fone: (11) 0020202020