30/01/2018 - 15:51 - Eva Comunicação
Advogado lança livro onde relata história contada de pai para filho há meio século - EVA COMUNICAÇÃO

“O Burrinho Sete de Ouros” terá lançamento no Centro Cultural Banco do Brasil ...

Belo Horizonte, janeiro de 2018- O advogado mineiro Flávio Campos lança no dia 17 de fevereiro, sábado, o seu primeiro livro “O Burrinho Sete de Ouros”, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Café com Letras Liberdade, com seção de autógrafos. A obra é inspirada nas histórias que o avô de Flávio contava ao seu pai que as recontava para ele, quando menino, e que agora o advogado resolveu criar os versos que ganharam as páginas do livro.

Depois de adulto, foi a vez do próprio Flávio ler livros e contar histórias para seus filhos Luíza, hoje com 19 anos, Laura com 16 anos e o caçula Lucas, atualmente com nove anos. Quando o arsenal de livros e temas começou a se esgotar, Flávio buscou em suas memórias afetivas a história de um cavalo velho que seu pai contava para ele e seus irmãos quando eram crianças. \"Meu avô já as contava para meu pai, provavelmente de causos da literatura de cordel que ouviu quando o próprio era criança\", relembra o autor.

Foi então que ele resolveu recontar a história do cavalo, só que transformando o protagonista num burrinho e batizando-o de Sete de Ouros, em homenagem ao personagem de Sagarana. O livro “O Burrinho Sete de Ouros”, de 70 páginas, faz referência à obra Sagarana de João Guimarães Rosa, no conto “O burrinho Pedrês”.

A história do burrinho virou predileta das suas filhas, que não paravam de pedir para ouvi-la, e também do caçula Lucas. De tanto ouvir a história, os filhos insistiram para que Flávio colocasse os versos em formato de livro. Sua filha Laura Campos, de 16 anos, é quem assina as ilustrações do “O Burrinho Sete de Ouros”. Essa também será sua estreia como ilustradora infantil.

A história ganhou traços e contornos que povoaram o imaginário dos filhos de Flávio, dele próprio, de seu pai e até de seu avô, ao longo de muitas décadas. Uma contribuição fundamental foi a da bacharel em letras e chef de cozinha Juliana Ferreira, que converteu a versão do texto do livro, escrito originariamente em prosa, para uma versão em versos.

Diante dessa ideia, Flávio Campos reescreveu o texto inteiro aproveitando as rimas de Juliana Ferreira e criando novas. “A minha intenção é dar aos versos uma métrica que permita uma leitura oral ritmada, já que um dos objetivos do meu livro é que a história seja lida pelos pais para seus filhos, como uma história de ninar”, conclui o autor.

O livro “O Burrinho Sete de Ouros” foi publicado por meio de financiamento coletivo. A editora responsável é a Scrittore, a mesma que já publicou os livros “Mamãe Coragem”, “Vou Ser Pai. E Agora?”, “Beagá pra brincar”, “Manual da Boa Mãe” e “Diário da mãe da Alice”.

Serviço:
Lançamento do livro “O Burrinho Sete de Ouros”-70 páginas
Data: 17 de fevereiro de 2018
Horário: 11h às 13h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil- Café com Letras Liberdade-Praça da Liberdade, 450-Bairro Funcionários
Preço: R$ 35,00

Data de inclusão: 30/01/2018