Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
  SetaSALA DE IMPRENSA FB
 
 
Release
Bookmark and Share      

31/01/2018 - 16:17 - #Mac Comunicação e Marketing
Cruzeiro de São Francisco de Itu será restaurado com tecnologia ótica 3D
Cruzeiro de São Francisco de Itu será restaurado com tecnologia ótica 3D - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Ótima notícia para o patrimônio histórico da Estância Turística de Itu, distante apenas 100 km de São Paulo: o Cruzeiro de São Francisco, monumento de autoria de Joaquim Pinto de Oliveira, o Mestre Canteiro Thebas, construído em janeiro de 1795, obra ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
Ótima notícia para o patrimônio histórico da Estância Turística de Itu, distante apenas 100 km de São Paulo: o Cruzeiro de São Francisco, monumento de autoria de Joaquim Pinto de Oliveira, o Mestre Canteiro Thebas, construído em janeiro de 1795, obra que fazia parte do grandioso complexo das edificações da Igreja São Luis de Tolosa, do Convento e da Igreja de São Francisco da Ordem Terceira, erguido pela Ordem Franciscana entre os séculos XVII e XVIII, será restaurado com tecnologia a laser depois do levantamento ótico 3D que acaba de ser realizado através de uma parceria da Prefeitura com a VTech Consulting, empresa especializada no ramo.

Pela primeira vez no Brasil foi utilizada a tecnologia a laser no levantamento dimensional de monumentos em espaços públicos. Como os métodos tradicionais se restringem ao dimensionamento topográfico, bastante limitados em seus resultados, está parceria possibilitará a obtenção de um resultado final com um nível de precisão nos detalhes imensamente superior. Essa estratégia permitirá que os dados levantados sirvam de base para a identificação dos pontos de intervenção de restauro neste importante patrimônio ituano.

O modelo obtido será usado imediatamente para duas importantes etapas do projeto de restauro: a primeira, através de parceria com o Instituto de Pesquisa e Tecnologia do Estado de São Paulo, na realização do diagnóstico geológico e geofísico do Cruzeiro de São Francisco e a segunda, na elaboração do mapa de danos e avarias, peça fundamental para subsidiar as propostas de intervenções futuras no monumento.

O Cruzeiro

O Cruzeiro Franciscano de Itu se destaca como um monumento raro e único no panorama nacional. É comparável apenas aos cruzeiros monumentais do ciclo do açúcar no nordeste, hoje existentes na igreja de São Francisco em João Pessoa na Paraíba e no Convento de Nossa Senhora das Neves, de Olinda em Pernambuco, ambos tombados em sítios reconhecidos como Patrimônio Mundial pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O monumento ituano desempenha importante papel junto à rede de atrativos turísticos referente à história urbana da cidade. Tombado, desde 2004, pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo) integra o Centro Histórico e pertence à área de entorno e registro do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Provavelmente, é o único exemplar no mundo trabalhado em rochas de arenito e varvito, uma verdadeira obra de arte a céu aberto.

Localizado na Praça Dom Pedro I, ao lado do Espaço São Luis, o Cruzeiro erguido em cantaria trabalho atribuído a Frei Antônio de Pádua, é a única memória que resta do imponente conjunto formado pelas edificações da Igreja São Luis de Tolosa, do Convento e da Igreja de São Francisco da Ordem Terceira, erguido pela Ordem Franciscana entre os séculos XVII e XVIII.

A obra é reflexo do cenário em Itu, no quarto final do século XVIII, muito favorável ao desenvolvimento das artes. A riqueza proporcionada pela produção açucareira tornava a Vila de Nossa Senhora da Candelária o epicentro de uma economia em pleno desenvolvimento, propiciando iniciativas de cunho religioso-cultural que a colocava em pé de igualdade com a Capital da Capitania.
Data de inclusão: 31/01/2018
Fone: (11) 5521-3483
Contato: Raul Machado
Empresa: #Mac Comunicação e Marketing
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Arte-Cultura-Lazer][Construção-Arquit.-Decoração-Design][Turismo ]
Este Release foi visto 501 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
egoi
 
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.