05/02/2018 - 16:42 - ToddaiCOM
Em ano de eleição, Assespro dá dicas de como identificar as FakeNews
Em ano de eleição, Assespro dá dicas de como identificar as FakeNews - TODDAICOM

Notícias falsas na internet serão cada vez mais comuns particularmente neste ano e a entidade alerta como é possível identificar essas notícias ...

O ano de 2018 será marcado pelas notícias falsas que já estão circulando pela internet. São pesquisas, falas editadas, dados plantados, tudo falso que acabam confundido a cabeça dos eleitores brasileiros. Pensando nesta “onda das Fake News”, a Assespro, Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, faz alguns alertas de como é possível identificar essas notícias.

“As “Fake News\" são, literalmente, notícias fajutas. São notícias falsas, divulgadas como se fossem verdadeiras, usadas para denegrir a imagem de adversários, por exemplo. Graças a velocidade e quantidade de mecanismos de comunicação disponíveis no mundo moderno, elas obtém circulação suficiente para que pareçam verdadeiras para olhos menos treinados no assunto de que tratam, ganhando assim ainda mais circulação e \'reputação\'”, explica Roberto Mayer diretor-adjunto de comunicação da Assespro Nacional e Vice-Presidente da ALETI (Federação Ibero-Americana das Entidades de Tecnologia da Informação).

O executivo destaca algumas dicas de como não cair nesta armadilha:

1º - Verifique a informação antes de compartilhar buscando em sites que têm credibilidade e que faz a apuração necessária.

2º - Desconfie de múltiplas postagens, centenas delas e sempre sob o mesmo tema, pode ser um robô. Normalmente esses posts não tem muita consistência e nenhuma fonte.

3º - Esses programas interagem pouco com os usuários, justamente por ser um robô. Ou seja, não é possível trocar informações com esses compartilhamentos e retweets;

4º - Cheque a data da notícia. Algumas vezes as notícias não são falsas, mas são antigas e reproduzidas sob outro contexto, o que acaba tornando a matéria tendenciosa e levando a suposições falsas;

5º - Não acreditar em tudo que chega até você, seja por meio de parentes, amigos, chefes, grupos, etc. Muitas dessas notícias vão de encontro com seu pensamento e emocionalmente você se envolve com aquilo, justamente por ter sido transmitido por alguém de muita confiança sua, e acaba acreditando em algo que não é verdade.

E, por fim, o executivo alerta que muita dessas notícias são plantadas e reproduzidas pelos próprios pré-candidatos. “A disputa eleitoral de 2018 já está sendo alvo sistematicamente da publicação de fake news, algumas inclusive reproduzidas pelos próprios pré-candidatos. Cabe a cada cidadão se educar para ser capaz de fazer uma análise que lhe permita distinguir as notícias falsas das verdadeiras, de forma a votar conscientemente”, finaliza Mayer.
Sobre a Assespro: Fundada em 1976, a Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação - ASSESPRO NACIONAL - está entre as entidades empresariais mais antigas do mundo no setor de TI. Com sede na Capital Federal, congrega as associações regionais e nacionais num formato de federação, representando a união dos interesses estaduais em nível nacional e internacional. A Assespro Nacional é uma entidade para a harmonização das atividades e a disseminação das melhores práticas. Conta com mais de 1500 empresas associadas em 20 Estados do Brasil, e atua como legítima representante do setor na interlocução com o mercado e as autoridades constituídas. Para mais informações, acesse www.assespro.org.br.
Data de inclusão: 05/02/2018
Contato: patricia toddai