07/02/2018 - 11:15 - kakoi
Franquias precisam de contabilidade simplificada
Franquias precisam de contabilidade simplificada - KAKOI

E a grande dúvida surge: qual é a diferença entre abrir uma empresa totalmente nova ou adquirir uma franquia do ponto de vista contábil? ...

Andando pelas ruas e dentro dos shoppings das grandes cidades do Brasil é fácil encontrar todo tipo de franquia. Do perfume ao bolinho da vovó; da academia de crossfit à barbearia retrô: Bem vindo à era das franquias!

Este já é um dos setores que mais crescem na preferência dos empreendedores em todo o Brasil. Basta ver os números da Pesquisa de Desempenho Trimestral da Associação Brasileira de Franchising – ABF apontando um crescimento de 7,8% nas receitas do setor de franquias no terceiro trimestre deste ano quando comparamos com o mesmo período de 2016 (de R$ 38,836 bilhões para R$ 41,850 bilhões). E se compararmos este ano apenas, entre o terceiro e o segundo trimestre, este avanço é mais evidente e alcança 11,4% de aumento.

Para Marcos Rodrigues, presidente do Contabfácil ferramenta online que trata de toda a contabilidade de empresas do Simples Nacional, Profissionais Liberais e MEIs . a franquia é uma empresa normal como qualquer outra mas que deve seguir apenas algumas regras da Lei de Franquias no que se refere principalmente a participação nos lucros e royalties: \"É importante sempre enviar ao contador o contrato de franquia pois, ele rege a relação com a franqueadora e específica o que deve ser espelhado na contabilidade.\"

A franquia, como qualquer empresa, pode se enquadrar no MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. A escolha vai depender basicamente da estrutura de custos e do faturamento: \"Em relação ao investimento na própria franquia, sendo por tempo indeterminado, é considerado um investimento que pode inclusive ser comercializado no futuro.\" explica Marcos Rodrigues.

No caso do imposto de renda, para empresas de lucro presumido ou real, as despesas consideradas dedutíveis na franquia serão consideradas receitas tributáveis na franqueadora, por isso é fundamental ter um contador especializado para auxiliar no preparo dessas demonstrações.

\"O ideal mesmo é consultar uma empresa de contabilidade antes de fechar qualquer franquia. Desta maneira o negócio começa da maneira correta, sem precisar de mudanças ou adaptações mais adiante e ajustado com o Fisco.\" completa o presidente do Contabfácil.

Retorno do Investimento

O prazo de retorno de investimento varia de franquia para franquia, mas normalmente gira em torno de um ano, portanto toda economia é bem vinda, assim a Contabilidade Online auxilia o empreendedor neste quesito. No lugar de pagar o tradicional meio salário mínimo por mês (que varia muito e pode custar muito mais), o empreendedor pode pagar valores que variam R$ 29 e R$ 90 gerando uma grande economia no final do ano.

Sobre o Contabfácil
Localizada em São Paulo, o Contabfácil está presente em todo o território nacional levando agilidade, praticidade e economia nas questões contábeis de quem está enquadrado no Simples Nacional, de quem é médico ou microempreendedor individual. A ferramenta foi desenvolvida para desburocratizar o cotidiano contábil de quem está enquadrado nestas categorias.
Acesse o Contabfácil sem custos por um mês e faça o teste. Para mais informações acesse www.contabfacil.com.br

Sobre a KAKOI Comunicação
A KAKOI Comunicação é uma empresa cujo objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado. A kakoi conta com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.

Fonte:
KAKOI Comunicação