07/02/2018 - 12:08 - #Reverso Comunicação Integrada
Agência Incomum consolida estratégias de marketing digital para vestibulares da UCPel - #REVERSO COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Trabalhando com o inbound marketing no contexto do marketing educacional, a Agência Incomum desenvolveu estratégias para o Vestibular de Inverno 2017 da Universidade Católica de Pelotas que, agora, refletem em mais ações para a edição de verão 2018. A campanha, em 2017, conquistou um número 2,7 vezes maior de inscritos que as metas pré-estabelecidas. Os resultados positivos foram consequência do marketing de conteúdo bem estruturado, campanhas nas redes sociais, gestão de mídia em Facebook Ads e Google Adwords, criação e manutenção de um blog totalmente novo, e-books e outros materiais sugeridos pela Incomum.

O desafio era conseguir chegar em um público jovem, de comportamento digital e transmitir a mensagem da qualidade de ensino UCPel. O Plano de Voo implantando no processo forneceu informações importantes sobre o cliente, levando ao planejamento de uma campanha digital para o Vestibular de Inverno, quando a procura não é tão grande quanto na época de verão. Os pilares da estratégia foram velocidade, volume e diversidade de conteúdo.

Durante a campanha foram reavaliados semanalmente o estudo de personas, as automações e campanhas de e-mails mkt, repensando em tempo real as estratégias que estavam ou não funcionando, com base em métricas semanais de sucesso.

Parceria com a universidade
A sintonia com as equipes de diferentes setores da UCPel foi um dos diferenciais na campanha. Os funcionários da universidade foram os responsáveis pela produção do conteúdo planejado pela Incomum, sem contar a equipe comercial que foi engajada desde o início e era o principal cliente de toda a estratégica de inbound e trazia o feedback semanal de como os alunos estavam correspondendo pessoalmente, com comentários positivos, sobre os materiais e orientações recebidas. Para Ana Paula Bachiega, sócia da agência, essa parceria foi um dos fatores de sucesso do projeto. \"Esse modelo não onerou o cliente, aproveitou a sua própria estrutura e se utilizou de quem já tem conhecimento da cultura da instituição, os seus cursos e público-alvo. Foi uma sincronia perfeita em todas as pontas para entender a jornada do publico e melhor atender\", explica ela.

Sucesso para nova campanha
A aprovação do modelo implementado no Vestibular de Inverno consolidou a campanha para o Vestibular de Verão 2018, pois a estratégia atraia pessoas em diversos momentos da vida ou carreira e alguns só poderiam ser vestibulandos no período de verão, por isso, durante o inverno se formou um banco de futuros alunos, o que foi muito rico e resultado de uma otimização da estratégia.
A estratégia também levou a universidade a alcançar milhares de pessoas em várias regiões do país, promovendo materiais como o Teste Vocacional, Quiz de Atualidades e Guia das Profissões, entre outros graças ao baixo custo de investimento possibilitado pelo marketing digital.

Inbound Marketing
A metodologia implantada na campanha permitiu iniciar um relacionamento com o consumidor em potencial. Produzindo um conteúdo de qualidade, foi possível despertar o interesse natural dos usuários e transformá-los em leads (clientes que compartilham os seus dados com determinada marca). O trabalho digital caminhou paralelo as ações off-line, e a universidade conseguiu com essa estratégia mais completa, renovar seus parâmetros de resultado e comportamento dos vestibulandos.

Conheça outro case de sucesso de Inbound Marketing aqui: http://www.incomum.in/case-marketing-digital-casarao

IMAGENS

Sobre a Incomum (http://www.incomum.in)
Desde 1995, a Incomum é uma agência focada em comunicação estratégica empresarial. A agência constrói processos de comunicação estratégica eficientes passando por quatro etapas: diagnóstico, conceito, planejamento e solução. Da teoria para a prática, a Incomum é criadora da metodologia Plano de Voo — desenvolvida unicamente com o objetivo de ajudar marcas a redescobrirem sua verdadeira identidade e se posicionarem como únicas para seus públicos, nos seus mais diversos pontos de contato e relacionamento, sejam eles online ou off-line. Possui sede em Pelotas (RS) com filial em Chapecó (SC) e Palmas (TO)

Palavras-chave: inbound marketing; vestibular; ucpel; marketing digital; educação; incomum; campanha; anúncios; adwords; facebook ads; pelotas; universidade.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Grazieli Gotardo – 51 – 9162-0568 – assessoria@reversocomunicacao.com.br
Tatiane Mizetti (Conrerp/4ª 2820) – 51 9235-8086 reverso@reversocomunicacao.com.br
51 - 3398-7958