21/02/2018 - 10:30 - C4 Comunicação
PROTESTE avalia cinco aplicativos de digitalização para Android e iOS
PROTESTE avalia cinco aplicativos de digitalização para Android e iOS - C4 COMUNICAÇÃO

Qualidade de imagem oferecida pode suprir necessidade de escaneadores ...

A PROTESTE, Associação de Consumidores, realizou um teste com cinco aplicativos de digitalização para Android e iOS, a fim de avaliar o desempenho destes.

Os resultados do teste constataram que os aplicativos de escaneamento para celular exibem, em sua maioria, um ótimo desempenho e, muitas vezes superior ao dos próprios aparelhos de escanear. No entanto, o dispositivo móvel precisa contar com uma boa câmera.

Os apps se mostraram satisfatórios em praticamente todos os itens dessa avaliação, como qualidade de escaneamento de um documento de texto simples, de outro escrito à mão e de uma página de revista. Neste último, apenas o PhotoScan, na versão Android, deixou a desejar ao reproduzir o texto borrado. O mesmo, em sua versão iOS, foi novamente o destaque negativo no critério fidelidade às cores originais.

Em seguida, foi analisado a instalação: Como se dá esse processo e o número de etapas até se conseguir escanear pela primeira vez. No Android, o PhotoScan obteve a melhor pontuação pela agilidade em iniciar seu uso, enquanto no iOS, o Office Lens ganha o primeiro lugar, apesar de exigir quatro etapas para começar a ser utilizado.

Quando o assunto é suporte, apenas o Office Lens e o PhotoScan se saíram bem no Android, embora não disponibilizem um \"perguntas e respostas\" para solucionar problemas no aplicativo. Já no sistema iOS, o PhotoScan teve o mesmo resultado de sua versão Android, enquanto o Office Lens deixou de oferecer ajuda no app. A marca CamScanner foi o que obteve pior resultado nesse critério, tanto no Android quanto no iOS, pois possui conteúdo exclusivamente em inglês e só no aplicativo.

No que diz respeito às funcionalidades, tais como as opções de compartilhamento, escolha de formato do arquivo (pdf ou jpg) e tamanho, o CamScanner foi o vencedor nesse critério, tanto no Android quanto no Ios. Ele também é o único a possuir a função OCR, que reconhece textos nos arquivos e os converte para caracteres.

Entretanto, o CamScanner perde para o Office Lens, da Microsoft, eleito pela associação, o melhor do teste em ambas as plataformas. Apesar de algumas dificuldades de uso, principalmente a de alinhar o retângulo às bordas do documento a ser digitalizado, o modelo apresentou ótimos resultados no teste de qualidade do documento digitalizado.

Confira os resultados completos do teste no site da PROTESTE: www.proteste.org.br
Data de inclusão: 21/02/2018
Fone: (11) 0020202020