22/02/2018 - 10:52 - C4 Comunicação
PROTESTE avalia 14 modelos de liquidificadores e constata que três não são um bom negócio para o consumidor - C4 COMUNICAÇÃO

Nem sempre o mais caro é o que oferece melhor desempenho

...

A PROTESTE, Associação de Consumidores, avaliou 14 modelos de liquidificadores com o objetivo de apresentar para o consumidor os produtos com os melhores custos-benefícios.

Sucos e vitaminas são preparados em todas as épocas do ano, mas durante o verão este hábito tipicamente brasileiro aumenta. Com um bom liquidificador, a tarefa de preparar uma bebida pode ser facilitada.

Dentre os modelos avaliados, apenas três foram considerados bons. São eles: Britânia Diamante Black Filter, Philips Walita Linha Viva RI2160 e Electrolux Easypower BEB10.

O modelo Electrolux Easypower BEB10 destacou-se positivamente dos outros liquidificadores na avaliação de um item essencial: a segurança mecânica por não acionar o rotor sem o copo encaixado. Como os outros não impedem essa ação, foram considerados aceitáveis.

Quando comparado com o teste anterior, também realizado pela associação, em que quatro modelos do fabricante Oster foram eliminados, hoje em dia, nenhum deles aciona o rotor só com a lâmina encaixada, ou seja, sem copo. Essa situação é percebida como muito grave, porque acarreta riscos de cortes, não havendo, assim, nenhum modelo eliminado, mostrando uma melhora de segurança.

Já no teste de características, o Electrolux Easypower BEB10 foi eleito o pior, devido ao seu peso total de pouco mais de 2 kg, dos quais 630 g são só do copo. Em contraponto, o Mondial Power 2 L-28, destaque desta avaliação, possui apenas 1,195 kg, com o copo pesando 383 g.

Com exceção do teste de ruído, em que todos os liquidificadores tiveram desempenho ruim, mostrando-se excessivamente barulhentos, o Electrolux Easypower BEB10 exibe uma performance muito superior à dos demais. Disponibilizando itens como tampa dosadora com graduação de dosagem, lâminas removíveis e função pulsar, é, disparado, o aparelho mais versátil. Entre eles, o pior em versatilidade foi o Arno Optimix Plus, pois não possui tampa dosadora ou abertura para dosagem.

Uma boa notícia para os consumidores é que os liquidificadores se saíram bem no teste de resistência à queda. Pois, não sofreram quebra nem na tampa, nem no copo, continuando em perfeitas condições de funcionamento. Os modelos Philips Walita Linha Daily RI2, Mallory Tornado, Philco não impedem que o aparelho transborde, desta forma, qualificado como ruins.

Na avaliação mais importante do teste, a de desempenho, onde a PROTESTE simulou a preparação de vitaminas, suco e trituração de gelo (que não é uma operação muito recomendada), apesar de todos terem se saído bem, o Electrolux Easypower BEB10 se sobressaiu.

Como a associação analisou, nem sempre o mais caro é o que oferece melhor desempenho. O consumidor precisa levar em conta a resistência, segurança, potência, higiene e economia no momento da compra. Para esclarecer outras dúvidas, basta acessar https://www.proteste.org.br.
Data de inclusão: 22/02/2018
Fone: (11) 0020202020