27/02/2018 - 12:01 - C4 Comunicação
Fritadeiras sem óleo tem bom resultado em teste da PROTESTE
Fritadeiras sem óleo tem bom resultado em teste da PROTESTE - C4 COMUNICAÇÃO

Preços variam de R$ 200 a R$ 1.425 ...

A PROTESTE, associação de consumidores, realizou o teste das fritadeiras sem óleo, um produto que ganhou muita adesão nos últimos anos por ser uma opção muito mais saudável para preparar alimentos sem imersão em óleo quente. Este foi o quarto teste de fritadeiras realizado pela associação, que teve um resultado bom em relação a segurança, desempenho e consumo de energia.

Segundo a PROTESTE, a escolha certa, é a Mallory Smart, por seu preço e desempenho, mas a que se saiu melhor em todos os quesitos foi a Philips Walita, que também é a mais cara da avaliação (comparação entre os preços mínimos).

O teste também avaliou as temperaturas que alcançam a empunhadura, as laterais e a tampa superior das fritadeiras. Nenhuma ofereceu perigo de queimaduras.

Para verificar o desempenho das fritadeiras, a PROTESTE preparou diversas receitas: sobrecoxa de frango, batata palito congelada e natural, bife de carne bovina, almôndega, empanado de frango, mini empanado de frango e pão de queijo. Foi selecionada a mesma quantidade para todos os alimentos e, com base nos manuais de instruções, determinou-se o tempo de cozimento, que varia de uma marca para outra.

Foi avaliado ainda a textura, o sabor e a cor entre as receitas feitas na fritadeira e repetidas no fogão (nesse caso, usando óleo para a fritura na panela). Constatou-se que a maioria dos alimentos ficou saboroso e crocante, o que pode ajudar o consumidor a manter a sua saúde em dia, já que não é necessário acrescentar óleo às receitas (exceto na batata natural, onde se adiciona uma colher de sopa de óleo). A principal diferença está no tempo de preparo: nas fritadeiras o alimento demora mais para ser feito. A exceção dos resultados, entre bom e muito bom, ficou por conta da batata palito natural. Ela mostrou uma textura “mole”, comparado com às fritas no óleo. Mesmo assim, nessa receita, só o modelo Philips Walita se saiu bem, enquanto o Midea obteve o pior resultado.

Também foi avaliada a forma de usar a fritadeira, ­a facilidade de colocar e retirar o cesto, o ajuste do tempo e do termostato, a visualização do alimento, o modo de guardar o cabo e a limpeza. De uma maneira geral, o resultado foi aceitável. A fritadeira De’Longhi se destacou, já que permite a visualização do alimento sem precisar abrir a tampa superior. Quanto à limpeza, a Ello Master Fry Classic mostrou maior dificuldade, porque os alimentos grudaram mais no cesto. Nenhum dos produtos tinha compartimento específico para guardar o cabo de alimentação.

Nem todas são muito fáceis de usar, principalmente na hora de lavar o teflon do cesto, porém as fritadeiras foram consideradas versáteis. Em geral, os produtos possuem os mesmos recursos.

Escolhas PROTESTE

Melhor do teste: Philips Walita Airfryer (R$ 1.140 a R$ 1.200)

Qualidade: 88 (Boa)

Versátil e prática, ela preparou bem todos os alimentos de nosso teste. Além disso, levou menos tempo para fazer as receitas do que as outras fritadeiras, por isso consumiu muito menos energia. Só no tamanho do cordão de alimentação, deixou a desejar, porque ele é menor do que o ideal (0,8m).

A escolha certa: Mallory Smart Air Fryer 2,3 l (R$ 200 a R$ 340)

Qualidade: 71 (Boa)

Ela não é tão silenciosa e rápida quanto a Philips Walita. Contudo, também preparou bem os alimentos. Muito versátil, pecou da mesma forma no critério de avaliação do tamanho do cordão, só que por ser maior do que um metro (1,23 m). A sua grande vantagem está no preço, bem mais em conta.

Para mais informações entre no site da PROTESTE: www.proteste.org.br
Data de inclusão: 27/02/2018
Fone: (11) 0020202020