28/02/2018 - 11:03 - #Mac Comunicação e Marketing
Estado libera verba para obras do Trem Republicano. Só falta a Maria Fumaça
Estado libera verba para obras do Trem Republicano. Só falta a Maria Fumaça - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Prometido há praticamente 10 anos, o Trem Republicano ainda não se tornou uma realidade e, por pouco, não foi descartado. A atração turística, que contemplará um trajeto de ferrovia, de oito quilômetros, entre os municípios de Itu e Salto, quase teve seu convênio suspenso pelo governo do Estado devido a falhas técnicas no projeto, tocado por administrações anteriores.

Nesta semana, o sonho do Trem Republicano e a atração turística da locomotiva tipo Maria Fumaça renasceram com a assinatura de um documento com a Secretaria de Estado de Turismo garantindo que os impasses que impediam o andamento das obras estão solucionados.

Toda a reorganização e readequação da parte ituana do projeto contou com o apoio do Dadetur - Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos que se comprometeu em fornecer orientação para os ajustes técnicos, além de tornar transparente a aplicação dos recursos referentes ao Trem Republicano.

O Secretário de Estado de Turismo assinou um termo de adequação do projeto e prorrogação de prazo e a liberação de uma verba de, aproximadamente, 1,7 milhão de Reais para a continuidade das obras do Trem Republicano. Agora, só falta a negociação em andamento com a Prefeitura de Ribeirão Preto dar certo para que a locomotiva Maria Fumaça daquela cidade possa ser disponibilizada para o Consórcio Itu-Salto.

www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor