01/03/2018 - 09:54 - C4 Comunicação
PROTESTE avalia melhores pacotes de TV por assinatura, confira qual é o melhor para o seu perfil! - C4 COMUNICAÇÃO

Associação avalia serviços no Rio e em São Paulo, e a maior diferença vista foi de R$ 1.350 ao ano, para o perfil filmes e séries

...

A PROTESTE, Associação de Consumidores, comparou os serviços oferecidos pelas operadoras de TV por assinatura, para mostrar aos consumidores ofertas que caibam no orçamento doméstico e atendem o perfil desejado.

Cortar serviços supérfluos como TV por assinatura tem sido fundamental para famílias que desejam economizar. Somente entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017, o serviço perdeu 364.400 assinantes, segundo os dados mais atualizados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Geralmente, o consumidor opta por aplicativos de filmes e séries e deixa os canais pagos em favor da economia bem representativa ao longo de um ano.

No Rio de Janeiro e em São Paulo, a maior diferença em um ano foi de R$ 1.350,90, para o perfil filmes e séries, quando comparamos os planos Master HD + HBO, da Sky, e o Full HD, da Vivo.

Algumas operadoras têm planos pré-pagos, que podem ser mais baratos. Com eles, o consumidor pode comprar os equipamentos necessários e fazer recargas periódicas para usá-los. São bons para quem não quer pagar a mensalidade.

Estabelecer as características do conteúdo do plano é fundamental antes de pesquisar ofertas das operadoras. Para aqueles que desejam não gastar muito, o Flex HD Smart da SKY, que possui 103 canais custa R$ 623 (com equipamentos e recargas para 12 meses), possibilitando uma economia de R$ 935 (60%).

Para o estudo, a associação coletou os preços nos sites das operadoras em janeiro deste ano e também utilizou uma pesquisa feita anualmente com os usuários que indica os níveis gerais de satisfação deles com as cinco empresas avaliadas. O levantamento foi feito com 2.294 pessoas e abordou aspectos como qualidade da imagem, variedade de canais, transmissão, entre outros. Após cada item, foi definido o perfil de cada consumidor:

Básico: TV por assinatura com número menor de canais, para quem deseja gastar pouco;

Família econômica: Prevê uma programação variada para todos os integrantes, sem gastar muito.

Filmes e séries: Como o próprio nome diz, é focado nesse tipo de conteúdo.

Esportes: Focado em esportes, com interesse secundário em canais de notícias e poucos canais infantis.

As opções da operadora SKY é uma boa escolha para o perfil básico, esportes e filmes e séries, proporcionando uma economia de R$ 684 e R$ 744 respectivamente ao ano. Já para o perfil familia econômica, a NET oferece o melhor plano que, se comparado ao oferecido pela Vivo, é possível economizar R$ 1.025 no ano. Mas a diferença maior ficou por conta de quem tem preferencia pelo perfil de séries e filme. Desta vez, a SKY ofertou o pacote mais barato, possibilitando uma economia de R$ 1.351, em comparação a operadora Vivo.

Streaming

Um serviço que tem conquistado consumidores de todo o Brasil é o streaming. A assinatura mensal do Netflix varia entre o plano Básico, que sai a R$ 19,90 por Mês; o Padrão, R$ 27,90; e o Premium, R$ 37,90. Esse mercado, porém, não se limita ao Netflix. O último a chegar no Brasil foi o HBO GO, com preços entre R$ 29,90 e R$ 34,90.

No site da PROTESTE há um comparador com mais opções de planos para outras cidades do país. Basta acessar www.proteste.org.br
Data de inclusão: 01/03/2018
Fone: (11) 0020202020