05/03/2018 - 13:50 - C4 Comunicação
PROTESTE reavalia serviços prestados por locadoras de veículos
PROTESTE reavalia serviços prestados por locadoras de veículos - C4 COMUNICAÇÃO

Teste mostra que empresas que alugam carros melhoraram seus serviços, mas segurança ainda é falha ...

As locadoras de automóveis estão em período de expansão no país. A PROTESTE, associação de consumidores, avaliou esse serviço pela primeira vez em 2015, porém os resultados não foram satisfatórios. Dois anos depois, foi feita uma nova análise para observar se houve melhoras, principalmente em relação à segurança, mas também de olho em outros serviços.

Em 2015, a associação analisou que além das empresas não ofertarem carros com os itens de segurança de série, sistema de freios ABS e airbag duplo frontal, era difícil alugar dispositivos de retenção infantil.

Na pesquisa, as seis maiores locadoras do país foram analisadas: Alamo, Avis, Budget, Localiza Hertz, Movida e Unidas, para as cinco capitais brasileiras com maior número de pontos de locação, São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, Rio de Janeiro e Salvador.

Critérios de Avaliação

Os termos e condições de locação foram o único indício positivo das atuais mudanças, uma evolução dos serviços prestados. Os detalhes da modalidade de contratação são bem explicados e facilmente acessíveis por meio da internet. Porém, na Alamo foi encontrada a informação sobre a política de motoristas adicionais disponíveis apenas na língua inglesa.

No quesito segurança, as locadoras Alamo, Movida e Unidas foram as únicas a oferecerem todos os veículos de sua frota com os itens de segurança de série incluídos desde as categorias básicas até as de luxo. As resoluções 311 e 312, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 2009, ditam que todo modelo nacional e importado, saído de fabrica a partir 2014, deverão ter equipamentos básicos de segurança, como freios ABS e airbags frontais.

Na locadora Localiza Hertz, são três as categorias sem os itens obrigatórios de série. Nessa locadora, só os carros pertencentes às categorias denominadas como Intermediária e Luxo, possuíam os itens de segurança reforçados de serie, em 2015. Já na Avis e Budget, apenas duas de suas dez e onze categorias, respectivamente, não apresentam os itens reforçados da série em seus carros. Vale destacar que em 2015 a locadora Avis só contava com duas categorias que incluíssem esses itens de segurança. A política de tarifas praticadas é de diárias de 24 horas consecutivas, que podem variar conforme a categoria do carro e local.

Proteção infantil

A PROTESTE verificou que existe uma carência de serviços de segurança de modo geral, inclusive para aluguel de dispositivos de retenção para crianças, como bebês-conforto e cadeirinhas. As locadoras Alamo, Localiza Hertz, Movida e Unidas não garantem o serviço pelo site. Para isso é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento para verificar sua disponibilidade.

Além disso, as locadoras Avis e Budget não oferecem a possibilidade de aluguel de todos os tipos de dispositivos especiais de retenção a seus clientes, independente da localidade que estejam. E a possibilidade de locação do assento de elevação também não foi identificada aos clientes da locadora Budget que desejassem retirar o veículo em algumas cidades avaliadas.

Porém, há irregularidade na contratação de proteção adicional ao veículo. As locadoras Movida e Unidas exigem uma autorização prévia no cartão de crédito, a quem não optar pela proteção ao veículo, o que é considerada uma prática abusiva. Já a Localiza Hertz não oferece cobertura contra danos aos ocupantes.

Alerta

A PROTESTE acionou as autoridades de trânsito que obriguem todos os veículos destinados à locação pelas locadoras de automóveis a terem airbag duplo frontal e freios ABS, a fim de evitar e reduzir riscos de acidentes com seus clientes. A garantia de produtos e serviços com padrões adequados de qualidade, segurança e desempenho é um dos princípios do CDC.

Solicitamos à Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla) que os procedimentos de locação de itens de retenção infantil sejam melhorados.

Para esclarecer outras dúvidas, acesse https://www.proteste.org.br.
Data de inclusão: 05/03/2018
Fone: (11) 0020202020