06/03/2018 - 14:38 - DOC Press
Instituto Ética Saúde reelege Conselho de Administração
Instituto Ética Saúde reelege Conselho de Administração - DOC PRESS

Ampliação de acordos governamentais e a adesão de novos fabricantes e hospitais, além de trazer as seguradoras e planos de saúde para o Conselho Consultivo estão entre as metas  ...

Com a presença de 36 associadas do Instituto Ética Saúde – conforme rege o estatuto – foi eleito por unanimidade e aclamação, no dia 2 de março, em Assembleia Geral Ordinária, o novo Conselho de Administração do Instituto Ética Saúde biênio 2018/19.
Reeleito, o presidente do Conselho, Gláucio Pegurin Libório, deixou claro que vai continuar desempenhando o trabalho com toda força. “Este é nosso compromisso. Foram muitas as conquistas nos últimos anos. Entre elas, acordos de cooperação firmados com órgãos governamentais importantíssimos, como CADE, TCU, Anvisa e Ministério Público; a chegada do Carlos Eduardo Gouvêa para a diretoria executiva; a entrada de importantes entidades médicas para o Conselho Consultivo; e a adesão de renomadas instituições hospitalares. Mas ainda há muitos desafios pela frente”, disse.
Os projetos para 2018 mantêm como eixos as Relações Institucionais; o Monitoramento de Compliance; e a Sensibilização e Educação. “Este ano, pretendemos ampliar a abrangência dos acordos governamentais e o alcance do Conselho Consultivo, com a adesão de outros fabricantes e hospitais, além de trazer as seguradoras e planos de saúde para este grupo. Queremos expandir o escopo para outros segmentos, além de dispositivos médicos e vamos fortalecer a atuação internacional. Vamos colocar em prática planos de ação com órgãos governamentais que já têm acordos de cooperação firmados e apoiar Projetos de Lei no Congresso Nacional, compartilhando nossas experiências e conhecimento para esses projetos andarem e melhorarem”, adiantou Libório.
Já no eixo Monitoramento de Compliance, os esforços este ano serão para a criação de um Grupo de Trabalho dos Hospitais – para mapeamento de riscos e elaboração das normas específicas – e outro Grupo de Trabalho da Cadeia de Fornecimento de Dispositivos Médicos. O IES pretende também lançar o Programa de Qualificação – QualIES, que visa oferecer maior suporte às empresas, para consultoria e auditoria em compliance.
E, na área de Sensibilização e Educação, o Instituto vai oferecer aos associados cursos online (EAD) e treinamentos presenciais, em parcerias com entidades educacionais e de propagação de conteúdo.

Projeção Internacional

No dia 10 de abril, na sede da KPMG, em São Paulo, será realizado o Fórum de Compliance Healthcare - Fortalecendo o ambiente ético de negócios no Brasil – com envolvimento direto do Instituto Ética Saúde. Já nos dias 12 e 13 de abril acontecerá o Compliance Across Americas, que também tem o apoio do IES e desconto especial para associados.
“O Instituto Ética Saúde já é uma referência internacional”, afirmou o diretor executivo, Carlos Eduardo Gouvêa. “O trabalho que estamos fazendo está sendo monitorado e nossa participação em eventos internacionais aumentando. Ano passado foram dois, de Bogotá e da Califórnia. Este ano, o IES já foi convidado para participar com sua experiência de um evento global de compliance na França, que envolve entidades do mundo todo. E isso é ótimo porque mostra como o Brasil está no caminho de amadurecimento”, finalizou Gouvêa.
Já nos dias 25 e 26 de abril, em São Paulo, acontecerá o I Fórum Brasileiro de Importadores e Distribuidores de Produtos para a Saúde, organizado pela ABRAIDI e com participação de destaque do IES. Para o segundo semestre está previsto o Fórum Anvisa e Instituto Ética Saúde, no Auditório da Anvisa em Brasília/DF. O evento faz parte das ações previstas no Acordo de Cooperação Anvisa e IES.

Conselho de Administração Biênio 2018/2019:

Gláucio Pegurin Libório
Orthohead Instrumentais e Implantes Cirúrgicos Ltda.

VICE-PRESIDENTE
Eduardo Winston
Nuvasive Brasil Comercial Ltda.

TESOUREIRO
Marcos Tadeu Machado
Biomedical – Produtos Científicos Médicos e Hospitalares Ltda.

SECRETÁRIO
Ronaldo Sampaio Carneiro
Duder Produtos Médicos Ltda.

SUPLENTE
Candida de Fátima Bollis