07/03/2018 - 11:37 - #Mac Comunicação e Marketing
Mapa do turismo brasileiro inclui Itu como um dos principais destinos
Mapa do turismo brasileiro inclui Itu como um dos principais destinos - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

A histórica cidade de Itu que abriga grande patrimônio histórico-cultural e que faz parte do Roteiro dos Bandeirantes, no Estado de São Paulo, esta classificada pelo Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo, como um dos principais destinos turísticos do País.

O Mapa do Turismo foi o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área - o recorte territorial - que deve ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério.

Ele é atualizado bienalmente, e sua última versão, de 2017, conta 328 regiões turísticas, em todo o Brasil. Os municípios que o compõem foram indicados pelos órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios construídos em conjunto com o Ministério do Turismo.

A classificação mais recente divulgada pelo Ministério do Turismo, cuja categorização vai de A até E, pode ser acessada online. No Mapa há 3.285 municípios de todo o país, com a seguinte classificação: Categoria A – 57; Categoria B – 179; Categoria C – 539; Categoria D – 1.961 e Categoria E – 549.

O principal objetivo do Mapa do Turismo é diagnosticar o desenvolvimento econômico do turismo no Brasil, e por meio dele montar estratégias de investimentos no setor.

Turismo no Estado de São Paulo

O Ministério do Turismo agrupou os municípios turísticos do Brasil em cinco categorias para facilitar a criação de políticas públicas e investimentos. No Estado de São Paulo, Itu foi incluída na categoria B e só perde para 10 cidades da categoria A: Aparecida do Norte, Campinas, Campos do Jordão, Guarujá, Ilhabela, Ribeirão Preto, Santos, São Paulo, São Sebastião e Ubatuba.

Na categoria B foram classificadas 35 cidades e Itu se destaca pela grande oferta de atrações turísticas que incluem 14 monumentos tombados pelo Condephaat como museus, igrejas barrocas, casario colonial, fazendas bandeirantistas, gastronomia italiana e caipira, parques temáticos e o histórico episódio da “Convenção de Itu” de 1873 que derrubou a Monarquia e ajudou a implantar a República no país.

Foto - Estrada Parque liga Itu a Cabreúva no meio da Mata Atlântica

www.grandeitu.com.br