08/03/2018 - 11:18 - kakoi
Com mudanças Simples Nacional pode não valer a pena
Com mudanças Simples Nacional pode não valer a pena - KAKOI

O Simples Nacional começou 2018 com novas regras - e o sistema simplificado de cobrança de imposto de microempresas e empresas de pequeno porte se tornou mais complexo. Mudaram as faixas de enquadramento, as alíquotas, as formas de cálculos, por exemplo, e há ainda alguma confusão sobre o que está valendo.

Na verdade, se a pessoa tem folha de pagamento, o sistema com certeza continua interessante principalmente quando se trata de profissões intelectuais, ou seja, qualquer empresa que precise de qualificação como engenharia, consultoria, psicologia - a única exceção são advogados, pois a OAB conseguiu uma condição melhor pra eles.

\"O que fizeram foi: ok, aprovamos a terceirização e agora o profissional pode ser Pessoa Jurídica, ou PJ, no entanto vai pagar mais. Se a pessoa é uma \'empresa\' de cunho intelectual, que é a grande maioria dos PJs, mas não tem folha de pagamento, automaticamente vai ser enquadrado em um anexo que engloba quem paga mais. Caso a pessoa exerça outra atividade ou profissão em que o PJ realmente era destinado inicialmente ou se a pessoa atua como comércio, o Simples vale muito a pena\" explica Marcos Rodrigues, CEO do Contabfácil, ferramenta online que trata de toda a contabilidade de empresas do Simples Nacional, Profissionais Liberais e MEIs,

Esta foi uma forma encontrada para compensar a Receita Federal do que eles vão perder de arrecadação de INSS, principalmente com a terceirização em alta.

Como fica a tributação
Com relação aos limites, o Simples Nacional foi estendido para até R$4,8 milhões para tributos federais enquanto que os tributos municipais e estaduais para até R$3,6 milhões estão incluídos no simples. Acima deste valor o profissional passa a pagar como Lucro Presumido - inclusive com a entrega das obrigações acessórias necessárias ao presumido e que são dispensadas ao Simples.

\"Os Estados do Acre, do Amapá e de Roraima possuem o que chamamos de sub-limite, ou seja, o até R$1,8 milhão está dentro do Simples. Passou disso, só se paga os tributos federais como Simples e os tributos estaduais se pagam separados como se fosse Lucro presumido.\" lembra Marcos Rodrigues.

Foto: Stevepb/Pixabay

Sobre o Contabfácil
Localizada em São Paulo, o Contabfácil está presente em todo o território nacional levando agilidade, praticidade e economia nas questões contábeis de quem está enquadrado no Simples Nacional, de quem é médico ou microempreendedor individual. A ferramenta foi desenvolvida para desburocratizar o cotidiano contábil de quem está enquadrado nestas categorias.

Acessando o Contabfácil você pode saber sobre isso no chat, www.contabfacil.com.br

Fonte: KAKOI Comunicação
www.kakoi.com.br