08/03/2018 - 12:59 - #Mac Comunicação e Marketing
Dia Internacional da Mulher. Quem é a turista brasileira?
Dia Internacional da Mulher. Quem é a turista brasileira? - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Pesquisa do Ministério do Turismo revela a intenção de viagens das turistas brasileiras, uma parcela importante dos viajantes que, a cada ano, descobrem novos destinos nacionais. As mulheres criaram asas e querem desbravar o país sem medo. Cerca de 18% delas, o farão sozinhas. Esse foi o resultado da pesquisa Sondagem do Consumidor - intenção de viagem, realizada pelo Ministério do Turismo.

Passamos por mais um dia internacional da Mulher com muitas conquistas e alguns retrocessos. Aliás, é a vontade de conquistar o mundo que tem inspirado cada vez mais mulheres a viajarem sozinhas. O que importa para elas é o desejo de viver novas aventuras com ou sem companhia. Mas, com o nível de violência crescente, torna-se cada vez mais difícil encarar uma aventura solo.

As mulheres, em geral, lutam pelo empoderamento. Todavia, cada vez é mais difícil garantir a segurança das que decidem viajar sozinhas. A imprensa publica cada vez mais histórias de aventuras femininas que acabam muito mal. Ainda há descriminação contra uma garota que chega a um hotel e deseja se hospedar sozinha. Ou que decide entrar num restaurante sozinha. Quase sempre será abordada por algum ignorante.

Elas lutam por igualdade de trabalho com os homens, igualdade de salários para mesmas funções, respeito etc. E, por terem mais estudo que os homens se julgam bem independentes e decidem deixar de esperar por companhia para viajar e se jogam na estrada.

Infelizmente, um grupo de rapazes pode acampar tranqüilo. Mas se três garotas se aventuram, mesmo num camping fechado, é certeza que sofrerão assédio, no mínimo. No entanto, uma boa seleção de destino pode oferecer mais segurança à viajante solitária. A Estância Turística de Itu, por exemplo, foi classificada, em 2017, como o 15ª município mais seguro do país.

É bem próxima a São Paulo, apenas 100 km, e vizinha do aeroporto internacional de Viracopos, distante somente 20 km. A visita é uma volta à época colonial do Brasil, pois o turista encontrará ótimos exemplos de casario colonial, igrejas barrocas, museus, ao todo conta com 14 monumentos tombados pelo Condephaat, além de ótima rede hoteleira, pousadas em fazendas bandeirantistas e bons restaurantes.

Perfil da viajante

Segundo a Sondagem do Consumidor, 63% das mulheres que pretendem viajar nos próximos meses escolherão destinos nacionais e o Nordeste é a região preferida delas. Para o deslocamento, o meio de transporte preferido é o avião com 71,4% e o carro é apontado como opção por 19,3%.

Entre as turistas que irão viajar acompanhadas, a companhia dos cônjuges (41,5%) são as mais citadas, seguidos dos filhos (22,9%) e demais acompanhantes (35,6%). Na hora de escolher a hospedagem, 56% devem escolher hotéis e pousadas, enquanto 30% deverão optar pela casa de amigos e parentes.

A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem - é uma pesquisa realizada em mais de duas mil famílias em sete capitais brasileiras: Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Legenda da foto: Itu boca do sertão. No século XVII itu foi o povoado mais profundo em todo o Brasil

www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor