Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
FB   SetaRANKING SetaSala de imprensa SetaBusque Assessorias
 
 
Release
Bookmark and Share      

13/03/2018 - 10:31 - C4 Comunicação
Não se perca! PROTESTE avalia os principais aplicativos de GPS
Não se perca! PROTESTE avalia os principais aplicativos de GPS - C4 COMUNICAÇÃO

Waze e Google Maps dão as melhores informações de voz e trazem ótima qualidade de som nas cidades ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
A PROTESTE, Associação de Consumidores, testou os aplicativos, gratuitos, de navegação mais utilizados no Brasil. O objetivo do teste foi verificar a qualidade desses aplicativos levando em consideração importantes características que, se consideradas boas, podem facilitar a vida do consumidor.

Encontrar um bom aplicativo para auxiliar na navegação é essencial para aqueles que não utilizam mais mapas ou desconhecem o destino que estão indo. Por isso, os aplicativos de GPS em celulares têm sido cada vez mais procurados.

No teste, foram analisados três aplicativos populares: Waze, Google Maps e Apple Maps (os dois primeiros testados tanto para o sistema operacional iOS quanto para o Android). A qualidade de navegação foi o primeiro item a ser considerado. Primeiramente, foi verificado como eram as instruções visuais e vocais, o cálculo e recálculo de rota e o consumo da bateria. No primeiro critério, consideramos todas as informações dadas pelo aparelho e mostradas na tela.


Nas estradas, onde a velocidade em geral é maior, as informações precisam chegar com mais antecedência. Afinal, quando se está a 100 km/h, um quilômetro passa muito rápido. Assim, o GPS precisa avisar as mudanças, de forma antecipada, para o motorista ter condições de tomar a decisão correta com segurança.

O Google Maps, para iOS, foi o único aplicativo considerado aceitável nas instruções visuais, tanto em pista de velocidade quanto em vias urbanas. Isso porque ele possui linhas de rota e de ruas secundárias mais finas do que a versão do Android, deixando a visualização do motorista prejudicada. E, embora todos os outros tenham sido avaliados como aceitáveis apenas para estradas, mostraram bons resultados em ambientes urbanos.

Já o Waze e o Apple Maps (só para iOS) possuem bom sistema de cores e sinalização das ruas bem posicionadas. No entanto, somente o Apple Maps mostra as vias sobrepostas. Confira a classificação de cada item:


Áudio: Os modelos Waze (iOS e Android) e Google Maps (Android) se destacaram quando a associação questionou as instruções por voz. Estes possuem ótima qualidade de som e disponibilizam as melhores informações nas grandes cidades para o usuário.


Pistas de velocidade: Todos os apps foram considerados bons, porque, como a distância é grande entre as posições, a informação consegue ajudar o motorista de forma eficiente. Porém, o Google Maps (iOS e Android) e o Apple Maps foram considerados aceitáveis somente em ambientes urbanos, diferentemente do Waze (iOS e Android), considerado bom por conseguir guiar melhor em rotatórias e orientar por voz, de forma clara, no momento certo da ação.


Mudança de faixa: Na hora de mudar de faixa, as versões do Waze tiveram destaque por comunicar antecipadamente o condutor em qual faixa ele deve permanecer. Os demais apps informam apenas quando o usuário está perto de virar. O Google Maps e o Apple Maps, por sua vez, comunicam o nome da rua e podem acabar tirando a atenção do motorista.


Recalculo de rota: Os aplicativos foram considerados muito bons, exceto o Apple Maps. Contudo, obteve ainda um bom resultado. O único problema é que o app tem uma tendência a usar ruas principais, em vez de as mais relevantes.


Fácil manuseamento: Para atestar quais são os mais fáceis de manusear, foi inserido endereços. Todos atenderam a expectativa por não terem menus complexos e pelo fato de o processo de busca ser intuitivo, entre outras vantagens.

Inserir destino: Na hora de introduzir o destino, os aplicativos mostraram resultados bons e muito bons, exceto o da Apple, por não possuir uma busca amigável, trazendo rotas que não são as pedidas, e a lista de favoritos fica no final do histórico de viagens. Os outros apps possuem ótima tolerância ao se digitar o endereço errado, porque tentam ajustar para o certo.


Opções de caminho: O Waze (iOS e Android) não funciona muito bem quando a rota é longa demais (dá um erro de servidor fora de área). Além disso, a descrição do percurso não foi considerada boa e o mapa não usa a tela toda. Para quem não consegue ficar online todo o caminho, o Google Maps consegue calcular rota off-line, o que é um ótimo diferencial.


Informações de trânsito: A apresentação do percurso do apps foi considerada ruim ou muito ruim, por se basear apenas em informações da internet. O Google Maps (iOS e Android) traz linhas coloridas para representar o trânsito e, caso tenha alguma sugestão de nova rota, aparece um aviso para que o usuário mude de opção. Já o Waze dá a informação sobre o trânsito apenas quando calcula a rota.


Bateria: Em relação à duração da bateria do seu smartphone, fique atento porque qualquer app de GPS para celular consome muita carga. A dica é: tenha no carro sempre um carregador. Apenas o Google Maps (Android) surpreendeu, com quase seis horas sem precisar de um carregador, à medida que a versão do iOS só alcançou cerca de quatro horas.


No final, a PROTESTE selecionou o Waze (iOS e Android) para levar o título de o melhor do teste, principalmente por ser bom tanto nas indicações de voz quanto nas visuais. Para saber mais sobre o assunto acesse https://www.proteste.org.br/carros-e-mobilidade/gps.

Data de inclusão: 13/03/2018
Fone: (11) 0020202020
Contato: Flavia Santana
Empresa: C4 Comunicação
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Defesa do Consumidor][Economia e Finanças][Internet]
Este Release foi visto 775 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
egoi
 
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.