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16/03/2018 - 10:22 - C4 Comunicação
20% das reclamações recebidas pela PROTESTE estão relacionadas a telefonia móvel
20% das reclamações recebidas pela PROTESTE estão relacionadas a telefonia móvel - C4 COMUNICAÇÃO

No Brasil o número de linhas telefônicas supera o número de habitantes: são 236 milhões de números ativos para 208 milhões de pessoas. Mesmo com essa adesão, o número de reclamações relacionadas a prestação de serviço de telecomunicação (que inclui T ...

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No Brasil o número de linhas telefônicas supera o número de habitantes: são 236 milhões de números ativos para 208 milhões de pessoas. Mesmo com essa adesão, o número de reclamações relacionadas a prestação de serviço de telecomunicação (que inclui TV por assinatura, telefonia e internet) é alto. De acordo com dados levantados pela PROTESTE, associação de consumidores, de quase 35 mil reclamações obtidas no último ano, 20% se referiam aos problemas com telefonia móvel, incluindo as operadoras Oi, VIVO, Claro, TIM e Nextel.

A empresa que recebeu o maior número de reclamações foi a Oi, com 430 registros, seguida pela VIVO (419), Sky (364), Claro (334) e NET (327).



Problemas comuns

Dentre as solicitações mais comuns recebidas pela PROTESTE, está o problema na entrega de produtos ou serviços, que somaram 308 reclamações nas operadoras, seguida por fatura injustificada, causada muitas vezes por erros no sistema ou erros de operação que prejudicam os clientes, o que gera custo extra especialmente quando o consumidor tem que pagar uma fatura para depois ter o reembolso.

O descumprimento da oferta ficou em terceiro lugar, com 164 reclamações. Para Henrique Lian, diretor de Relações Institucionais da PROTESTE, ter uma garantia do serviço em contrato é o ideal na hora de fazer reclamações. “Solicitar o resumo das principais características do serviço contratado pode evitar confusões futuras e facilita na hora de registrar as queixas. Tudo isso é uma garantia que o código 35 do Código de Defesa do Consumidor prevê”, afirma Lian.

Ainda na lista estão: Cobrança de dívidas (145), produto/serviço não adequado ao uso (108), problema nos contratos de vendas (82) e questões relacionadas ao direito de cancelamento do serviço (80) o que inclui demora no atendimento, dificuldade para o consumidor ter o serviço suspenso entre outros problemas.

O consumidor pode recorrer a PROTESTE para registrar reclamações futuras. A entidade mantém o canal online no site www.proteste.org.br/reclame e também o telefone 0800 282 2201. Os associados podem ainda contar com o serviço de intervenção junto às empresas na busca de uma solução extrajudicial.
Data de inclusão: 16/03/2018
Fone: (11) 0020202020
Contato: Flavia Santana
Empresa: C4 Comunicação
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Defesa do Consumidor][Economia e Finanças][Tecnologia]
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