19/03/2018 - 09:23 - #Mac Comunicação e Marketing
ACADIL – visita histórica à Casa Museu Mário de Andrade, em São Paulo
ACADIL – visita histórica à Casa Museu Mário de Andrade, em São Paulo - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Grande grupo da Academia Ituana de Letras passeou, no último sábado, 17, pelo universo da vida de um dos maiores escritores paulistanos, falecido em 1945, na Casa Museu de Mário de Andrade. A mostra exibe relíquias do cotidiano de Mário de Andrade, um dos patronos da Academia, num ambiente literário inspirador para museólogos, professores e intelectuais brasileiros.

Todos os cômodos da Casa foram explorados e provocaram surpresas como o piano do século XIX, instrumento que o escritor dominava, utilizando-o para dar aulas e consertos com obras clássicas. O detalhe do piano é que era equipado com castiçais de velas para iluminação das partituras.

Numa das salas do segundo andar, o grupo se deliciou com histórias das cartas que Mário de Andrade escrevia para outros amigos intelectuais. Hoje elas são um registro da liberdade gramatical e o estilo literário empregados pelo escritor poeta. Houve leitura de cartas e discussão da forma da escrita o que enriqueceu, ainda mais, o conhecimento dos acadêmicos ituanos.

Outro momento de emoção foi ver de perto a máquina de escrever, que Mário batizou de Manuela, onde escrevia textos que nem o Enen entende: “Deus é mesmo muito bom pra mim. Porque essa história de “compro-não-compro: compro” me deu uma comoção e um interesse pra estes dias todos. (...) E agora já sabe: “quinze minutos que seja de descanso, estou na frente da Manuela batendo tipo sem parar”. Trecho de uma carta a Manuel Bandeira.

A Academia Ituana de Letras é uma associação que congrega 32 escritores de diversas áreas. Reúne-se mensalmente e realiza eventos periódicos abertos ao público. Publica, anualmente, além de sua revista acadêmica, obras reunindo a produção de seus associados.

www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor