29/03/2018 - 11:15 - C4 Comunicação
PROTESTE encontra variação de até 70% em preços de ovos de Páscoa
PROTESTE encontra variação de até 70% em preços de ovos de Páscoa - C4 COMUNICAÇÃO

Estudo de preço realizado na cidade do Rio de Janeiro aponta variação de preços de esvaziar o bolso ...

Nesta quarta-feira, 28, a PROTESTE, Associação de Consumidores, publicou um estudo de preço sobre ovos de páscoa. O levantamento aponta as lojas mais baratas e mais caras, da cidade do Rio de Janeiro, além de identificar possíveis fraudes em produtos.

Com variações acima de 30%, os ovos de páscoa voltados para o público adulto, Top Cau Top Milk (150 g), Bis Ao Leite da Lacta (318 g), Nestlé Ao Leite (185 g), e Negresco (185 g) e o Talento Meio Amargo (350 g), da Garoto, e os ovos de páscoa para o público infantil, Princesas e Surpresa Pet Cachorro, ambos da Nestlé (150 g) foram os maiores destaques.

É importante destacar que os produtos oferecidos pela Brasil Cacau, Cacau Show e Kopenhagen não apresentaram variações, por terem seus preços tabelados e só venderem nas lojas próprias das marcas. O mesmo para o produto D’elicce, fabricado pela Top Cau, mas que é de comercialização exclusiva da rede Lojas Americanas e, por isso, não apresentou diferença de preços.

No geral a rede atacadista Assaí, situada na região norte, oferece a seus clientes os preços mais atraentes para a maioria dos produtos pesquisados, tanto os procurados pelos adultos quando pelas crianças. Na região sul o destaque com os menores preços ficou dividido entre os estabelecimentos Lojas Americanas, Pão de Açúcar e Extra Supermercado. E na zona oeste, não identificamos nenhuma rede que apresentasse preços mais em conta para a maioria dos produtos avaliados.

Mas vale destacar que em alguns casos, ao andar apenas alguns metros, o consumidor pode ter uma economia significativa. É o caso, por exemplo, do ovo de páscoa Bruxas, da Kinder (150 g) que na zona norte, em 800 m, encontramos uma diferença de 26% no valor do produto quando levado em consideração o Carrefour da Av. D. Helder Câmara, 5474 - Norte Shopping ao invés do Walmart da Av. Projetada, 345.

Mas foi no preço do quilograma do chocolate que os valores mais surpreenderam, os ovos de páscoa das marcas Ferrero Rocher e Kopenhagen apresentaram os maiores valores, quando analisamos os produtos voltados para o público adulto, sendo de R$307,58, para a primeira, no ovo de páscoa Ferrero Rocher de 225 g, e R$306,00, para a segunda, nos ovos de páscoa Kopenhagen Ao Leite e Crocante, ambos de 150 g.

Para a criançada, vale ficar de olho nos altos preços do quilograma de chocolate dos ovos de páscoa da marca Kopenhagen, Lingato de 150 g (R$666,00) e Monstros SA de 300 g (R$413,00), que acompanham um copo decorado do Lingato com luzes de LED e um fone de ouvido, respectivamente.

Em média, o quilograma de chocolate, quando em formato de ovo de páscoa, custa R$175,47 para os produtos voltados ao público adulto enquanto que nos produtos com brinde esse valor pode chegar a custar R$343,34.

Quando comparado ao seu produto correspondente, disponível no mercado, o ovo de páscoa Nestlé Ao Leite (185 g) pode chegar a custar 384% a mais do que o Tablete Classic Ao Leite da mesma marca e o ovo de páscoa Patrulha Canina de 100 g da Arcor pode custar até 931% a mais do que o tablete de chocolate ao leite também ofertado pela Arcor.

Na verificação dos pesos dos produtos avaliados, a PROTESTE não encontrou surpresas quando comparado o conteúdo nominal, descrito na embalagem do produto, e o conteúdo efetivo, medido em triplicata no laboratório.

Porém ao avaliar apenas a massa do recheio, descobriu que ela pode elevar, e muito, o preço do ovo de páscoa. Da marca Ferrero Rocher, o ovo de páscoa de 225 g vem acompanhado de 4 bombons de mesmo nome que representam 21% do peso do produto, ou seja, ao preço médio de R$69,21 cobrado pelo ovo de páscoa, R$14,80 correspondem ao recheio. Com esse mesmo valor (R$14,80) daria para adquirir seis bombons Ferrero Rocher e ainda sobraria um troco de R$3,02 (o preço de referência considerado para o trio de bombons Ferrero Rocher foi de R$5,89) se este fosse comprado separado do ovo de páscoa.

Então para ter uma páscoa com economia, sem precisar abrir mão de presentear uma pessoa especial, a PROTESTE recomenda que o consumidor pesquise bem os preços antes de comprar. Para ter acesso a pesquisa completa entre no site: https://www.proteste.org.br/peso-dos-ovos-de-pascoa
Data de inclusão: 29/03/2018
Fone: (11) 0020202020