Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
FB   SetaRANKING SetaSala de imprensa SetaBusque Assessorias
 
 
Release
Bookmark and Share      

05/04/2018 - 10:17 - Thayssen Carvalho
Presidente da ABGD fala sobre os trabalhos da associação e sobre sua participação no Fórum GD
Presidente da ABGD fala sobre os trabalhos da associação e sobre sua participação no Fórum GD - THAYSSEN CARVALHO

Carlos Evangelista é o entrevistado da série de entrevistas com os palestrantes do Fórum GD - Fórum Regional de Geração Distribuída ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
O Portal Brasil Solar traz uma série de entrevistas com os palestrantes do Fórum GD - Fórum Regional de Geração Distribuída 2018 nos próximos dias. O evento é o principal do setor de geração distribuída do primeiro semestre no Brasil e acontecerá entre os dias 17 e 18 de maio de 2018, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
O terceiro entrevistado é o presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Carlos Evangelista. Confira!

1) Nos conte uma pouco sobre o trabalho da ABGD e como ela vem contribuindo com o setor de Geração Distribuída do país.
A ABGD caminha para ter mais de 500 empresas associadas já neste semestre; empresas dos mais diversos portes e atuando em diferentes segmentos. Há desde empresas pequenas com 3 ou 4 funcionários, até corporações multinacionais com milhares de funcionários. recursos, equipamentos e capital aberto na bolsa de valores. São empresas Integradoras, EPC´s, Fabricantes, Distribuidores, Instaladoras, Comercializadoras de Energia, Consultores, Centros de treinamento, Escritórios jurídicos, etc.Visando alavancar o crescimento do setor de Geração Distribuída do país, a ABGD desenvolve um trabalho de suporte e assessoria junto as empresas associadas, as ajudando a ingressarem no mercado, fornecendo informações a respeito da regulação do setor elétrico, posicionamento comercial, assessoria jurídica, informações de mercado, capacitação técnica, contato com fornecedores, e principalmente, abrindo oportunidades de negócios. Isso é um trabalho quase personalizado, feito empresa por empresa. Por outro lado, de uma maneira mais abrangente, a ABGD tem trabalhado fortemente com ações que atinjam todo o mercado de GD, visando a sustentabilidade do setor a longo prazo. Recentemente, promovemos um seminário sobre a Remuneração do Fio em GD visando conciliar as propostas que tratavam sobre esse tema. Propusemos um trabalho conciso, bem fundamentado, alinhado com a legislação e que atendesse de forma isonômica todas as necessidades do segmento em termos de remuneração do fio. Essa proposta, elaborada e aperfeiçoada por diversos profissionais e especialistas do setor, nomeamos de GD PARA TODOS. O passo seguinte foi buscar o apoio das outras associações e apresenta-la aos agentes do mercado. Já apresentamos oficialmente à ANEEL e ao MME.

2) Como você avalia o crescimento da geração distribuída no país no último ano? E quais suas expectativas para o próximo ano.
O mercado continua crescendo a taxas altíssimas, apesar da conjuntura econômica e política do Brasil. Há quase 25.000 conexões em GD e pouco mais de 300 MW em potência instalada. São números animadores, mas ainda pífios comparados com outros países. Temos mais de 80 milhões de UC´s (unidades consumidoras) onde seria possível se ter produção de energia conciliado com o consumo, portanto, há ainda um potencial gigantesco a ser conquistado. As expectativas são de crescimento ainda mais forte e acelerado nos próximos anos.

3)Quais projetos a ABGD vem desenvolvendo que visam fortalecer ainda mais o setor?
Temos trabalhado fortemente no tema Remuneração do Fio em GD, este talvez seja um dos assuntos mais importante no setor desde a REN 687/2015. A última versão da proposta para Remuneração do Fio está em nosso site e o próximo passo é promover um amplo debate entre os agentes e desenvolver um plano de implantação nos pontos onde houver consenso. Trabalhamos para que todos os pontos dessa proposta sejam consensuais e adotados no novo marco do setor elétrico. Outros projetos da ABGD visam capacitação e treinamento das empresas e profissionais do setor FV. A Certificação para Profissionais Fotovoltaicos oferece aos clientes e distribuidoras um maior grau de proteção e confiança uma vez que os profissionais certificados cumpriram a exigências do setor (carga horária mínima em cursos reconhecidos, NR10, NR35, etc), conhecem e aplicam as normas técnicas, atendem as pré-qualificações necessárias e foram aprovados em um exame teórico e prático conduzido pelo SENAI. Após inúmeras reuniões, discussões, seminários e debates, incluindo até uma missão brasileira na Alemanha para estudar e debater esse assunto, em fevereiro deste ano tivemos a primeira turma certificada pelo CCSP (Sistema SENAI de Certificação de Pessoas).

4)O Fórum GD tem como objetivo reunir toda a cadeia produtiva de geração distribuída do sul do país e fortalecer ainda mais o setor. Qual a importância de eventos como ele para o setor na sua visão?
Em eventos como Fóruns, Congressos, Workshops, Seminários, Palestras, Exposições, Feiras, etc, as empresas e profissionais do setor adquirem conhecimentos das novas tecnologias, produtos e serviços do mercado em que atuam. Também são eventos propícios para o desenvolvimento de networking, negócios e difusão do conhecimento, pilares básicos para o crescimento de qualquer setor. Temos que trocar conhecimento, expor as empresas, falar sobre problemas e soluções, ver o que outros profissionais estão fazendo, conhecer como se faz em outros países, enfim, ter a mente aberta e trocar o máximo possível de informação comercial, acadêmica, financeira, estratégica, tudo que venha contribuir para o desenvolvimento do segmento.

5)Nos conte um pouco sobre sua participação no evento. Sobre o tema da sua palestra, o que visa abordar entre outros.
A minha participação no evento vai se limitar a garantir que tudo corra perfeitamente bem e eventualmente coordenar um painel. Não devo palestrar, há excelentes profissionais no setor e vários assuntos para abordar. Prefiro que o maior número possível de profissionais exponham suas ideias, conhecimentos e opiniões. Quem tem que aparecer são as empresas e a ABGD, não o presidente.
Data de inclusão: 05/04/2018
Fone: (42) 32252174
Contato: Thayssen Carvalho
Empresa: Thayssen Carvalho
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Eventos][Geral][Sustentabilidade ]
Este Release foi visto 495 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
egoi
 
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.