09/04/2018 - 14:35 - Texto & Cia Comunicação
Dia do Agente de Viagens e a concorrência com a internet
Dia do Agente de Viagens e a concorrência com a internet - TEXTO & CIA COMUNICAÇÃO

22 de abril é o Dia do Agente de Viagens, mais uma profissão fortemente impactada pela internet. O segmento de turismo responde por aproximadamente 3,6% do PIB brasileiro, segundo levantamento feito pelo Sebrae junto com Ministério do Turismo. O setor emprega, direta e indiretamente, mais de 2 milhões de pessoas, o que vem exigindo cada vez mais especialização dos profissionais da área, como é o caso do agente de viagens.

Considerando que o Brasil é uma das dez maiores economias de turismo do mundo, conforme o estudo do Sebrae e Ministério do Turismo, o mercado oferece vários atrativos para o turista. E tudo está disponível também na internet, que vem impactando o mercado das agências de viagem.

Hoje já são 32.211 agências de turismo no país, 51,76% na região sudeste, o que representa 16.674 agências de viagem. No estado de São Paulo são cerca de 8.800, segundo levantamento do Sebrae.

Mas engana-se quem pensa que esta é mais uma profissão fadada a desaparecer com as novidades da tecnologia. Segundo o agente de viagem Mauro Di Battista, do STB-Student Travel Bureau, o profissional especializado faz diferença e é necessário no novo mercado. Ele tem papel importante no planejamento e organização do destino a ser visitado. “Antigamente, o agente de viagem era como um despachante, emitia passagens e alguns documentos. Hoje, com a concorrência da internet, ele tem que ser bem mais especializado; tem que ser um consultor”, explica Mauro.

Um exemplo é a agente Luisa Caleiro, 33 anos, que assumiu a operadora STB em Ribeirão Preto há três anos. Ela seguiu a carreira da mãe Larissa e do tio Mauro. Luisa é formada em Administração e cursou Gestão de Projetos de Marketing na UC Berkeley, California (EUA). Para Luisa, “não há como atuar neste mercado que oferece uma gama de produtos e destinos incalculável e não se especializar, pois o turismo, hoje, engloba não só o lazer. Temos de entender do turismo de negócios, de esportes e tantas outras áreas. Temos de planejar para que o turista não apenas fique bem atendido no seu destino, como consiga seus objetivos”, explica. Segundo ela, os desafios são cada vez maiores.

História
“O mundo é um livro e aqueles que não viajam leem apenas uma página.” A frase dita por Santo Agostinho, um dos mais importantes teólogos e filósofos, reforça a importância de viver a experiência de viajar. Conhecer novos lugares proporciona aprendizado e crescimento pessoal.

E como surgiu esta profissão? A função do agente de viagens teve início em meados do século XIX, no continente europeu e norte-americano. O primeiro a registrar os passageiros em embarcações entre continentes foi o inglês Robert Smart, em 1822. Thomas Cook, também inglês, é considerado o pioneiro do turismo organizado. Em 1841, fretou um trem de Leicester a Loughborough, na Inglaterra, para a participação de cerca de 600 pessoas em um congresso antialcoólico. Depois começou a organizar viagens de lazer para o litoral da Inglaterra e em 1851 fundou a Thomas Cook & Son na sua cidade de origem. Em 1872, organizou uma viagem de volta ao mundo com duração de 222 dias para nove pessoas.

No Brasil, as agências de turismo surgiram entre o final do século XIX e começo do século XX, com as empresas de venda de passagens para navios, segundo a ABAV-Associação Brasileira das Agências de Viagens. Em 1950, com o surgimento do transporte aéreo e a necessidade de organizar serviços de viagens a preços mais acessíveis surgem as principais empresas do setor.
Data de inclusão: 09/04/2018
Contato: Bruna