10/04/2018 - 11:07 - #Mac Comunicação e Marketing
O conceito de restauro de monumentos será discutido no Museu da Música de Itu
O conceito de restauro de monumentos será discutido no Museu da Música de Itu - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING
O restauro de monumentos, entendido como consolidação e conservação, é um conceito totalmente moderno que exige não só o interesse pelo objeto a ser restaurado, mas também um elevado grau de maturidade histórico-artística.
“A evolução do con ...
Siga as #pautas no Facebook
e Twitter
www.pautas.incorporativa.com.br
O restauro de monumentos, entendido como consolidação e conservação, é um conceito totalmente moderno que exige não só o interesse pelo objeto a ser restaurado, mas também um elevado grau de maturidade histórico-artística.
“A evolução do conceito de restauro e suas aplicações” é o tema do encontro mensal “diálogos”, no próximo domingo, 15 de abril, no Museu da Música de Itu, à Rua Floriano Peixoto, 480, a partir das 10,30h cuja discussão será conduzida pelo Museólogo ituano Prof. Dr. Emerson Ribeiro Castilho, Diretor Municipal de Patrimônio Histórico.
O principal objetivo da reunião é levantar questionamentos sobre o conceito de restauração de monumentos que sofrem as consequências das condições atmosféricas e dos diferentes usos sociais que gerações lhe atribuem ao longo dos tempos.
Um dos grandes exemplos recentes de restauro e conservação na Estância Turística de Itu é o Cruzeiro de São Francisco, monumento de autoria de Joaquim Pinto de Oliveira, o Mestre Canteiro Thebas, construído em janeiro de 1795, obra que fazia parte do grandioso complexo das edificações da Igreja São Luis de Tolosa, do Convento e da Igreja de São Francisco da Ordem Terceira, erguido pela Ordem Franciscana entre os séculos XVII e XVIII.
O trabalho de restaurado com tecnologia a laser depois do levantamento ótico 3D, que acaba de ser realizado, valorizou ainda mais o monumento ituano que desempenha importante papel junto à rede de atrativos turísticos referente à história urbana da cidade.
Tombado, desde 2004, pelo Condephaat, e que integra o Centro Histórico de Itu, o Cruzeiro, provavelmente se trata, do único exemplar no mundo trabalhado em rochas de arenito e varvito, uma verdadeira obra de arte a céu aberto. Localiza-se na Praça Dom Pedro I, ao lado do Espaço São Luis.
No mesmo evento será aberta ao público a pequena mostra “A intervenção na tela Ecce Homo, de Lavínia Cereda”. A entrada é franca. O Museu da Música é mantido pelo Instituto Cultural de Itu e está aberto a visitas aos domingos, entre 9h e 13h.
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas
das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte
ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à
Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão
ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação
de publicações são apenas para divulgação,
não sendo avaliados por este veículo de comunicação.