11/04/2018 - 11:03 - #Mac Comunicação e Marketing
R$ 2,7 milhões para revitalizações no Centro Histórico de Itu
R$ 2,7 milhões para revitalizações no Centro Histórico de Itu - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

O Centro Histórico da Estância Turística de Itu é um dos oito centros históricos de cidades do Estado de São Paulo tombados pelo Condephatt (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado). Trata-se de um patrimônio de alto nível para o país, de uma cidade de 408 anos de vida que, hoje, mostra ao turista sua riqueza cultural.

A boa notícia é que o DADE - Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias do governo do Estado de São Paulo, graças a projetos apresentados pela Prefeitura de Itu, destinou 2,7 milhões de Reais para obras de revitalizações no Centro Histórico. Os recursos serão aplicados na Praça da Matriz e no recapeamento de ruas. Ao todo, serão R$ 2.758.525,87, sendo R$ 953.690,60 para a revitalização da Praça e calçadas do entorno; e R$ 1.804.835,27 para a recuperação e adaptação à acessibilidade de vias públicas da região central.

Os investimentos na Praça da Matriz, um dos locais mais visitados por turistas e onde acontecem os principais eventos de Itu indicam que o governo local vem fazendo a sua parte na recuperação do Centro Histórico, em sintonia com as normas de padronização das fachadas dos imóveis, de arquitetura colonial, dessa área da cidade.

Há, ainda, o montante destinado à recuperação e adaptação à acessibilidade de vias públicas da região central da cidade, que sofrem constante desgaste por apresentarem grande fluxo de veículos. As intervenções serão realizadas em trechos das ruas Santa Rita, Santa Cruz, Rio Branco, Marechal Deodoro, Bom Jesus, Madre Maria Theodora, Sete de Setembro, Elias Lobo e Garcia Moreno.

www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor