11/04/2018 - 14:54 - Talk Assessoria de Comunicação
É hora de prevenir: versão 2018 da vacina contra a gripe já está disponível na Unimed Laboratório Buscar imunização cedo garante proteção contra a gri - TALK ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Buscar imunização cedo garante proteção contra a gripe quando o inverno chegar ...

Os dias mais gelados de 2018 ainda estão longe, mas já é hora de se preocupar com a imunização contra a gripe. Isso porque o corpo demora até três semanas para produzir anticorpos depois de receber a vacina. Assim, para garantir proteção quando o inverno realmente chegar, o interessante é tomar o quanto antes a vacina Influenza.

Como a composição da vacina muda de um ano para o outro, ter sido imunizado em 2017 não garante proteção para 2018. Neste ano, por exemplo, duas das três cepas que compõem a vacina trivalente – disponível na rede pública para grupos -- são de linhagens diferentes das cepas de 2017.

Quem define essa composição é a Organização Mundial de Saúde (OMS), que emite comunicado informando quais devem ser os tipos de vírus de gripe mais prevalentes no Hemisfério Sul durante o inverno de cada ano. Com base nesse comunicado, o Ministério da Saúde edita uma portaria determinando a composição do imunizante.

Neste ano, a vacina trivalente contra a gripe – distribuída pela rede pública -- terá duas cepas do Influenza A (H1N1 e H3N2 da linhagem Singapore) e uma cepa do Influenza B (linhagem Phuke). A vacina tetravalente – que está disponível na Unimed Laboratório – além das cepas presentes na vacina trivalente, contém mais uma linhagem da cepa do Influenza B, a Brisbane, oferecendo proteção contra quatro tipos de vírus.

“Além de mudar a composição todos os anos, a vacina da gripe também vai perdendo a capacidade de imunização ao logo do tempo. Por isso, é importante tomar a vacina anualmente e, de preferência, antes de o inverno chegar”, aconselha o infectologista da Unimed Curitiba, Jaime Rocha.

A campanha de vacinação contra a gripe na rede pública começa no dia 23 de abril. Terão direito à vacinação gratuita pessoas dos chamados grupos de risco (crianças de 6 meses a 5 anos; gestantes; puérperas; idosos; profissionais da saúde; indígenas; presos, portadores de doenças crônicas e professores de escolas públicas ou privadas).

Quem fica de fora desses grupos, pode procurar a imunização em laboratórios particulares. Embora menos propenso a desenvolver complicações relacionadas à gripe, quem não faz parte dos grupos prioritários também corre o risco de ser infectado. Segundo dados da OMS, durante uma epidemia sazonal de influenza, até 15% da população é contaminada.

Serviço:
Vacina contra a gripe
Consulte os descontos para clientes Unimed, Cartão POP e pacientes do Sinam.
Unimed Laboratório | Megaunidade
Avenida Iguaçu, 1815, Água verde, Curitiba/PR
Telefone: (41) 3021.5252

Sobre a Unimed Laboratório

A Unimed Laboratório é uma rede laboratorial com unidades de coleta distribuídas nos principais pontos de Curitiba e Região. Uma estrutura completa para cuidar da saúde e do bem-estar com a qualidade de serviços e de atendimento Unimed. A Megaunidade da Unimed Laboratório (Av. Iguaçu, 1815, Água Verde) proporciona a visualização do local no qual as análises são realizadas, ambiente próprio para crianças, equipamento especial para encontrar veias difíceis na coleta de sangue, pesquisa de qualidade on-line e café especial para o desjejum. Mais informações no site www.unimedlab.com.br/.
Data de inclusão: 11/04/2018
Contato: Wellington Johann