13/04/2018 - 13:03 - MCA Imprensa & Relações Públicas
Projeto Sailing Sense live na Rio Boat Show 2018
Projeto Sailing Sense live na Rio Boat Show 2018 - MCA IMPRENSA & RELAÇÕES PÚBLICAS

O Projeto idealizado pelo professor e velejador Miguel Olio visa proporcionar lazer e inclusão social a pessoas com surdocegueira e múltipla deficiência sensorial. Na prática, o Projeto oferece a oportunidade de participação e prática do esporte a ve ...

Único no mundo, o Projeto Sailing Sense foi iniciado em 2007. Sua origem foi a monografia de sua especialização do professor de Educação Física, Miguel Olio, “Esporte Adaptado: Vela para pessoas com Síndrome de Usher”.

Transpondo a teoria para a prática, Miguel iniciou o projeto que já atendeu a mais de mil pessoas entre adultos e crianças, promovendo o desenvolvimento dos seus aspectos perceptivo-motor, psicossocial e sociocultural, visando contribuir com o seu processo de inclusão social.

Trata-se de um dia de atividades onde, em primeiro lugar, o barco é apresentado aos participantes que podem senti-lo pelo tato, ou caminhando pelo deck, de acordo com a preferência de cada um. Nada é imposto.

Em seguida, os participantes são instruídos sobre o trajeto, duração e outros detalhes da navegação. Já a bordo, velejam – sem motor – e todos tomam parte na atividade puxando e soltando as velas, dando, assim, o rumo da embarcação.

Veja uma das etapas da Projeto clicando em https://goo.gl/GfHBCH

“A navegação é um momento mágico”, conta Olio, “onde eles fazem tudo, como caçar (puxar) ou soltar as velas e dar a direção no veleiro. Depois de algumas manobras, voltamos a marina e buscamos saber se gostaram e se divertiram. Uma vez em terra, aguardam os outros amigos, conversam, brincam uns com os outros, participam de oficinas. Enfim, lazer que aprimora a autoestima e a capacidade cognitiva”.

Os participantes são encaminhados por entidades e instituições que fazem o acompanhamento em terra e monitoram as atividades pré e pós-velejada.

O projeto Sailing Sense será demonstrado na prática durante a Rio Boat Show, na marina da Glória, no Rio de Janeiro, no dia 14 de abril, às 13h, com a participação de quinze portadores de deficiências, encaminhados pelo Instituto Benjamin Constant e pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. Após o treinamento – que também poderá ser assistido – os participantes serão testarão seus conhecimentos recém-adquiridos na baia de Guanabara, a bordo de um veleiro Velamar 28, quilhado com todos os equipamentos de segurança.

Para saber mais sobreo projeto Sailing Sense http://www.sailingsense.com.br/

Informações para a mídia:
Miguel Olio
Whatsapp 11 99393-8585