18/04/2018 - 17:47 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Bossa Nossa se apresenta em várias cidades da região
Bossa Nossa se apresenta em várias cidades da região - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

O espetáculo “Se não for para me fazer voar bem alto nem tire meus pés do chão” está de volta e será apresentado em quatro cidades nos próximos dias, todos com entrada gratuita. Produção pretende apresentar através da música popular brasileira um pan ...

Ribeirão Preto (SP), 17 de Abril 2018 – O Coro Cênico Bossa Nossa está de volta para apresentar o espetáculo “Se não for para me fazer voar bem alto nem tire meus pés do chão”. Desta vez, as apresentações acontecem em quatro cidades da região. A primeira delas será no dia 04/05, em São Simão. No dia 05/05, acontece em Sertãozinho e 18/05 em Serrana. Ribeirão Preto encerra as apresentações, nos dias 25 e 26 de maio. Todas são gratuitas e acontecem através do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo.

Participam do “Se não for para me fazer voar bem alto nem tire meus pés do chão” sete cantores e cantoras que interpretam músicas de grandes nomes da MPB, como Chico Buarque, Itamar Assumpção, João Bosco e Aldir Blanc, Pedro Luís e Carlos Rennó, Lupicínio Rodrigues, Lenine, Francisco Alves e Nilton Barros, Dolores Duran e até Mamonas Assassinas.

Magno Bucci, diretor cênico do grupo Bossa Nossa, explica que foi durante uma pesquisa - que durou mais de três anos - que o grupo buscou cantar o homem e a mulher em algumas situações de amor e desamor, inclusive abrangendo as novas relações humanas não convencionais. “A escolha do tema passou por crivos de toda ordem para assegurar a difusão do trabalho e também a qualidade e excelência do produto artístico musical”, revela.

Segundo Magno Bucci, a escolha do repertório foi pensada cuidadosamente para reunir compositores que tiveram a sensibilidade em retratar a relação afetiva do ser humano com poesia, transformando assim, muitas vezes, a dor da separação ou da perda em canto. Em outros momentos o humor também é usado para retratar essas situações. “São essas situações, e seus desdobramentos, que interessa apresentar artisticamente. Cantar a relação em vários tons, em vários momentos, em diferentes ocasiões”, explica Bucci.

O Espetáculo

A proposta não é contar uma história linear de sonhos, romanceada, em que homem e mulher se conhecem, namoram, casam e pouco tempo depois pequenas brigas geradas pela convivência se instala, para depois navegarem por um “mar de rosas”. Tudo dentro de uma alternância que, em muitas vezes, torna-se perene, outras se rompe – drástica, serenamente ou ressentida. “Incompatibilidades que se revelam para depois evoluírem para fases mais agudas, decepcionantes, infiéis”, mostra o diretor.

“Se não for para me fazer voar…” tem início com o coro em uma discussão fora de cena, entre homens e mulheres. O coro entra em cena, posiciona-se e começa a cantar Luzia, de Itamar Assumpção, na sequência dessa ação litigiosa, começa Valsa Brasileira, de Chico Buarque - uma ode autêntica, oposta à primeira canção. Em seguida canta-se Fogo e Gasolina, de Pedro Luís e Carlos Rennó - um retrato da relação e da atração.

“Vale dizer que a concepção do espetáculo, em nenhum momento, pensou em tornar o produto uma guerra dos sexos, opor homem e mulher, ou qualquer outra formação de casais”, mostra Magno Bucci. Segundo ele, o foco é na relação, independe de quem ama mais, quem é o maior traidor, quem é o mais maduro na relação.

São Simão
04 de maio (sexta-feira) | 20h30
Local: Theatro Carlos Gomes (Rua Rodolfo Miranda, 277 – Centro)
Apoio: SOS Cultura

Sertãozinho
05 de maio (sábado) | 20h30
Local: Teatro Municipal Olympia Faria de Aguiar Adami (Rua Washington Luís, 1131 – Centro)
Informações: (16) 3942-4115
Apoio: Prefeitura Municipal de Sertãozinho - Secretaria de Cultura e Turismo

Serrana
18 de maio (sexta-feira) | 20h30
Local: Fundação Cultural de Serrana (Rua Barão do Rio Branco, 339 – Centro)
Informações: (16) 3987-6071
Apoio: Fundação Cultural de Serrana

Ribeirão Preto
25 e 26 de maio (sexta e sábado) | 21h
Local: Teatro Santarosa (Praça Rotary Club, 325 - City Ribeirão)
Informações: (16) 3916-1350
Apoio: Rádio USP Ribeirão Preto

*Entrada gratuita.
A retirada de ingressos deve ser feita na bilheteria de cada teatro, uma hora antes do início da apresentação.
Classificação: 14 anos.

Informações à Imprensa: