20/04/2018 - 17:08 - C4 Comunicação
Facebook Irlanda envia à PROTESTE posicionamento inicial sobre vazamento de dados dos usuários - C4 COMUNICAÇÃO

Associação participou de uma reunião realizada em Bruxelas com a direção do Facebook e aguarda soluções para os questionamentos discutidos

...

Nesta sexta-feira, 20, a PROTESTE, Associação de Consumidores, recebeu, pelo Correio, um comunicado do Facebook Irlanda, que é o controlador de dados do Facebook para todos os usuários que não se encontram nos Estados Unidos e Canadá, informando seu posicionamento inicial sobre o uso indevido dos dados dos usuários, em especial dos consumidores brasileiros, no já conhecido Cambridge Analytica.

Nesse comunicado, dirigido à PROTESTE, a diretora de proteção de dados, Yvonne Cunnane, informou que a transferência dos dados do Facebook para a Cambridge Analytica, por meio da empresa GRS Limited, ocorreu sem a autorização do Facebbok constituindo, assim, uma violação da política de uso da Plataforma.

Qualquer compartilhamento do app desenvolvido pela empresa GRS Limited, do professor da Universidade de Cambridge, Aleksandr Kogan, com a Cambridge Analytica foi, afirma o comunicado, um ato independente e em flagrante a violação das políticas de uso do Facebook.

Uma vez que tanto a Cambridge Analytica quanto a empresa GRS Limited estão localizadas no Reino Unido, o Facebook tomou a inciativa de solicitar voluntariamente a assistência do ICO (Information Commissioner) daquele país.

Em desacordo com a informação anterior manifestada pelo próprio Facebook – segundo a qual mais de 400 mil usuários brasileiros do Facebook poderiam ter sido atingidos – a diretora afirma, baseada em pronunciamento do senhor Aleksandr Kogan (que utilizou a ferramenta Facebook Login para acessar dados específicos de usuários do Facebook e seus “amigos”, e a compartilhou com a Cambridge Analytica), que apenas dados de consumidores norte americanos foram utilizados.

Finalmente, a diretora enfatiza providências de seguranças que vêm sendo tomadas desde 2014, repetindo informações já publicadas por Mark Zuckerberg. Segundo ela, desde 2015, as formas de acesso à Plataforma vêm sendo seriamente restringidas, pois, após denuncias do jornal The Guardian de que o doutor Kogan havia compartilhado informações do seu app com a Cambridge Analytica, ambos foram banidos do Facebook e notificados a deletar todos os dados impropriamente adquiridos.

Concordamos com o Mark Zuckerberg quando ele afirma que “o Facebook tem a responsabilidade de proteger os dados dos usuários e, se assim não o fizer, não merece continuar tendo-os como usuários”. Assim, aguardamos que, dentro do prazo estipulado, ou seja, até o dia 25 deste mês, o Facebook responda às nossas perguntas como se comprometeu em reunião oficial realizadas em Bruxelas no dia11.

DESENROLAR DA REUNIÃO COM O FACEBOOK:

No dia 11 deste mês a PROTESTE, em conjunto com as demais organizações que compõem a Euroconsumers (a saber: Proteste no Brasil, Test-Achats na Bélgica, OCU na Espanha, Altroconsumo, na Itália e Deco Proteste em Portugal), se reuniu com a direção do Facebook e questionou como a empresa recompensará os consumidores pelo uso indevido dos seus dados. Na reunião, três pontos foram abordados:

- Compensação para todos os consumidores afetados pelo escândalo da Cambridge Analytica;

- Compensação também para todos os demais consumidores que possam vir a ser identificadas como vítimas do uso indevido de seus dados, por meio de aplicativos que operam na Plataforma do Facebook, como poderá ser evidenciado pelas investigações em andamento;

- Disposição do Facebook em trabalhar em conjunto com a Euroconsumers para colocar os consumidores de volta no controle de seus próprios dados, de forma que possam ser os únicos gestores de suas próprias informações.

O Facebook se comprometeu a apresentar, até dia 25 deste mês, soluções para cada um dos três pontos apresentados. Nesse meio tempo, recebemos o comunicado oficial do Facebook Irlanda, acima mencionado.

Data de inclusão: 20/04/2018
Fone: (11) 0020202020