24/04/2018 - 15:22 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Espetáculo “Canto da Alma” abre lançamento da 18ª Feira Nacional do Livro nesta quarta-feira (25) - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

A Fundação do Livro e Leitura faz o lançamento oficial da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto a partir das 20h, no Theatro Pedro II. A solenidade contará com espetáculo de música erudita com a Academia Livre de Música e Artes e com uma per ...

Ribeirão Preto (SP), 23 de abril de 2018 - A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto realiza no próximo dia 25 de abril (quarta-feira), às 20h, no Theatro Pedro II, o lançamento oficial da 18ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. O evento é aberto ao público (sujeito à lotação de espaço) e vai apresentar a programação completa da feira deste ano, que acontece de 20 a 27 de maio.

Participam do lançamento escritores, educadores, parceiros de instituições como o Sesc, Sesi, Senac, universidades e entidades locais, representantes de patrocinadores, autoridades, intelectuais, os organizadores da feira e público em geral.
O destaque da noite fica por conta do espetáculo “Canto da Alma”, com os cantores da Academia Livre de Música e Artes (Alma). A apresentação terá acompanhamento de piano. No repertório estão obras de W.A. Mozart, G. Puccini, G. Verdi, G. Rossini, entre outros compositores eruditos. “O projeto Canto da Alma consiste na circulação de apresentação de música clássica consagrada pela tradição”, explica Dulce Neves, presidente da Alma e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura. Segundo ela, “os jovens cantores da Alma apresentam-se em um espetáculo alegre, que conta com a essência artística atrelada à experiência profissional de palco dos nossos solistas, a partir de grandes obras musicais”, acrescenta.
A Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, constituída formalmente em junho de 2015, mas iniciou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo, com vistas na valorização de um ensino de excelência.

Haverá também na solenidade de lançamento uma performance com o diretor de teatro e ator, José Maurício Cagno e com os atores e arte-educadores, Gracyela Gitirana e Joubert Oliveira, baseada no texto de Adriana Silva. “É um texto empolgante e dinâmico, que nos arremete para o universo literário mostrando que aquilo que a gente lê é o que nos compõe e nos constitui, enquanto pessoa, enquanto ser humano, enquanto cidadão e agente transformador. É uma honra para nós termos sido convidados para este momento”, expressa José Maurício.

O diretor de teatro comenta que o fato da Feira do Livro reunir várias manifestações artísticas amplia as possibilidades para o público. “Essa integração das artes alimenta o espírito e a alma da cidade. Eu acho maravilhosa a ação que a Fundação do Livro e Leitura tem feito para disseminar a leitura e a literatura, porque isso é fundamental para a formação das novas gerações, para o pensamento e o sentimento, para busca da identidade e para uma coletividade mais saudável”.

18ª Feira do Livro
Reconhecida como um dos principais eventos nacionais sobre o universo da literatura, a 18ª edição da Feira do Livro traz o tema As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz.

A feira reúne 250 atividades culturais, que participam dos salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, cine-literatura, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras. “Para este ano, preparamos uma programação bem variada, com atrações para todos os públicos e idades e trazemos estrelas da literatura nacional para Ribeirão Preto. Uma das novidades é a Sessão Clássicos da Minha História que está atrelada à temática do evento”, apresenta Adriana Silva, presidente da Fundação do Livro e Leitura.

O evento, que acontece de 20 a 27 de maio, é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal, Alta Mogiana, GasBrasiliano e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

A programação completa também estará disponível no site da Fundação do Livro e Leitura: www.fundacaodolivroeleiturarp.com e nas redes sociais.

Homenageados
Como em todos os anos, a Feira do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Sérgio Buarque de Holanda. O autor educação é Antonio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora homenageada, Heloisa Martins Alves. Como patrono, a direção da feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

SERVIÇO
Lançamento da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com apresentação do espetáculo “Canto da Alma\", com a Alma (Academia Livre de Música e Artes) e as participações de José Maurício Cagno, Gracyela Gitirana e Joubert Oliveira, com texto de Adriana Silva.
Data: 25/04 (quarta-feira)
Local: Theatro Pedro II – Rua Álvares Cabral, 370, Centro
Entrada gratuita. Evento sujeito à lotação de espaço.
Informações:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao
Twitter:@FundacaoLivroRP

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Juliana Castro e Alessandra Rotolo (redação@verbo.jor.br)