25/04/2018 - 17:06 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Felicidade, satisfação e desempenho no trabalho - Por Marcelo Jabur
Felicidade, satisfação e desempenho no trabalho - Por Marcelo Jabur - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

A neurociência tem confirmado, em trabalhos realizados nos últimos anos, o que teóricos do comportamento humano no trabalho vêm defendendo há várias décadas. O caminho para a felicidade no trabalho passa pela compreensão de que a intensidade e a qualidade dos esforços (físicos, intelectuais e emocionais) que profissionais fazem no seu dia a dia, estão diretamente relacionados ao entendimento de que terão recompensas que equivalham a esse envolvimento.

Muito se pensa, ainda nos dias de hoje, que o termo “recompensas”, esteja exclusivamente ou predominantemente ligado às questões financeiras ou materiais. Esse é um engano ainda muito comum.

É claro que as pessoas se atentam e se atentarão todo o tempo para um salário melhor, benefícios, premiações em dinheiro etc. Mas esse tipo de recompensa está longe de ser aquele que potencializa a felicidade e o envolvimento mais duradouro no ambiente de trabalho.

As pessoas valorizam muito o respeito que entendem que recebem das pessoas na sua atividade profissional. Esse respeito pode vir da liderança, dos pares, das próprias pessoas da sua equipe, dos clientes, dos parceiros comerciais entre tantos outros. O sentimento de ser respeitado naquilo que faz e na empresa em que se trabalha é um grande diferencial para a satisfação, alegria em trabalhar e a consequente motivação.

Mas quais seriam os caminhos para que as pessoas se sintam respeitadas e importantes no trabalho?
Em alguns casos isso será conseguido através da participação das pessoas em tomadas de decisão mais relevantes na empresa. Quando se convida a equipe para dar seus pareceres em um processo decisório, demonstra-se o respeito e a valorização dos indivíduos na visão da liderança.

Para isso, será muito importante que as lideranças melhorem (e muito!) sua capacidade de ouvir as pessoas de sua equipe. Esse sentimento de respeito está diretamente ligado ao fato de serem verdadeiramente ouvidas pelas pessoas na empresa. Quando isso acontece, desenvolve-se um poderoso fortalecimento da relação de confiança. Isso é também decisivo para a satisfação, felicidade e envolvimento com o dia a dia do trabalho.

A clareza na comunicação das tarefas, responsabilidades, objetivos individuais e da equipe e nos caminhos que a empresa pretende trilhar são também importantíssimos para conquistar a credibilidade das pessoas e, como consequência, seu melhor empenho.

Um ponto também muito importante na conquista do engajamento das equipes com os desafios do cotidiano, é que as pessoas acreditem que o futuro para elas, dentro da empresa, será interessante sob o próprio ponto de vista. A empresa deve, através de sua administração, perceber quais são as principais expectativas das pessoas que compõem ou irão compor seu quadro. Assim, conseguem estabelecer políticas que façam muito mais sentido para atrair e manter pessoas efetivamente motivadas e felizes para as responsabilidades atuais e futuras.

O autor trabalha como coach executivo junto a lideranças dos mais variados segmentos. É doutor em Psicologia pela USP e mestre em Ciências do Esporte pela Unicamp. É também professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e palestrante.
Data de inclusão: 25/04/2018
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada