Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
  SetaSALA DE IMPRENSA FB
 
 
Release
Bookmark and Share      

26/04/2018 - 07:04 - #Mac Comunicação e Marketing
Prefeitura de Itu expõe a 3ª maior mostra individual de Júlio Guerra
Prefeitura de Itu expõe a 3ª maior mostra individual de Júlio Guerra - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Júlio Guerra (1912-2001) foi um dos grandes artistas plásticos do país. Paulistano, do bairro de Santo Amaro, atuou em diversas modalidades: esculturas, pinturas óleo sobre tela, desenho, reprodução de gravuras etc. Sua maior obra esta no bairro ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
Júlio Guerra (1912-2001) foi um dos grandes artistas plásticos do país. Paulistano, do bairro de Santo Amaro, atuou em diversas modalidades: esculturas, pinturas óleo sobre tela, desenho, reprodução de gravuras etc. Sua maior obra esta no bairro onde nasceu em São Paulo – a grande estátua do bandeirante Borba Gato (10 m de altura e 3m de pedestal). Não menos importante, a “mãe preta” esculpida em bronze e instalada no Largo do Paissandu, também na Capital do Estado, uma homenagem às amas de leite da época da escravidão.

A ligação do artista com Itu se deve a sua escultura do pintor ituano Almeida Júnior, uma das expressões máximas da arte nacional. Muitas de suas obras estão num dos maiores museus do mundo, a Pinacoteca do Estado, em São Paulo, que dedica a ele uma das suas principais salas de exposições.

A mostra em Itu será aberta na terça-feira (08/05), às 13h30, no saguão da Prefeitura de Itu, batizada com o nome “Itu (Re)Encontro com Júlio Guerra”, em comemoração a passagem do Dia do Artista Plástico, celebrado no Brasil em 08 de maio, data de nascimento do pintor ituano José Ferraz de Almeida Junior.
A mostra será a terceira maior individual deste artista, além de pontuar um reencontro simbólico de Júlio Guerra com Itu. A exposição terá curadoria do museólogo Doutor Emerson Ribeiro Castilho, abordando a trajetória poética criativa deste artista, traçando um panorama de sua produção apresentando doze esculturas, dez pinturas de óleo sobre tela, um desenho e uma reprodução de gravura.

História

A ligação de Júlio Guerra com Itu se dá por meio da escultura do pintor ituano Almeida Junior que está na praça de mesmo nome, localizada na Vila Nova. Durante os anos de 1950, Guerra ganhou um concurso de maquetes promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, em homenagem ao pintor ituano e patrono das Artes Plásticas do Brasil, elaborando um monumento que foi instalado na Praça da Independência (Carmo) possivelmente um dos endereços do ateliê do artista ituano.
Esta obra foi realizada entre os anos de 1950 e 1955, quando, neste último ano, o prefeito da época - 1952 - 1955 - Felipe Nagib Chebel retirou o monumento do local, porque o julgava muito feio. Desde então, todo o conjunto foi dado como desaparecido. Nos anos de 1970 o remanescente da escultura foi implantado na Praça José Ferraz de Almeida Júnior, no bairro Vila Nova, em Itu. Porém, não havia conhecimento sobre a autoria da obra que não é assinada e nem datada.
Em 2017, por meio da plataforma do Mapa Cultural de Itu, pesquisadores da vida de Julio Guerra encontraram informações sobre a obra e contataram a Secretaria Municipal de Cultura informando a história da estátua de Almeida Junior. Os estudiosos, assim como o autor da obra, acreditavam que tudo havia se perdido.
A exposição estará aberta até 08 de junho e pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta, das 8h às 16h30. A Prefeitura de Itu fica na Avenida Itu 400 Anos, 111, Itu Novo Centro.

Papirus

O monumento intitulado “Papirus”, localizado na Praça da Independência, era composto por um arco pleno do triunfo erguido em alvenaria e recoberto de granito rosa, sobre um platô oval, totalizando seis metros de altura.
Atravessando o vão do arco havia uma fita, como um papiro desenrolado, tendo de um lado duas placas em alto relevo contendo reproduções das telas de Almeida Jr (Caipira Picando Fumo” e “Amolação Interrompida”), além de uma esfinge simbolizando a história.
Na lateral esquerda do arco a estátua de corpo inteiro retratando Almeida Junior segurando nas mãos uma palheta e pincel, além de placas e diversas inscrições referentes à trajetória do homenageado.


www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br

Data de inclusão: 26/04/2018
Fone: (11) 5521-3483
Contato: Raul Machado
Empresa: #Mac Comunicação e Marketing
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Arte-Cultura-Lazer][Redes Sociais][Turismo ]
Este Release foi visto 2063 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
 
 
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.