Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
FB   SetaRANKING SetaSala de imprensa SetaBusque Assessorias
 
 
Release
Bookmark and Share      

27/04/2018 - 10:36 - Vervi Assessoria e Comunicações
Sustentabilidade a favor dos postos de combustíveis
Sustentabilidade a favor dos postos de combustíveis - VERVI ASSESSORIA E COMUNICAÇÕES

Por José Fernandes ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br

A fim de reduzir, consideravelmente, o desperdício de água potável nos postos de combustíveis e contribuir para sustentabilidade, hoje, é bastante comum encontrar estabelecimentos que oferecem serviços que utilizam o sistema de captação de águas pluviais. Desde 2010, esse recurso é empregado devido à lei 134/09 feita pelo poder executivo, a qual obriga os postos a instalar captação de fluídos da chuva, com o objetivo de aproveitamento para fins não potáveis.

Para compreender melhor a ação, listamos fatores importantes, que vão desde como deve-se instalar, até as novas estratégias utilizadas pelas empresas que decidiram modernizar o método.  

Sabe-se que para inserção do sistema e reutilização do líquido captado, é necessário cumprir três etapas primordiais. A filtragem dos resíduos é o primeiro estágio. Ela é considerada a mais importante no processamento, já que por esse meio é retirado todos os resíduos existentes.

O processo seguinte é descartar a primeira leva filtrada, afim de eliminar sujeiras como: folhas, fezes de animais, objetos, entre outros vestígios, que possam prejudicar a filtragem das próximas remessas. Essa é uma norma feita pela Associação de Normas Técnicas - ABNT, que aconselha descartar cerca de 2 l/m².

Na sequência, é indicado que seja feito um armazenamento compatível com a necessidade do posto. Após um planejamento da quantidade de litros que será usado diariamente e o quanto poderá captar, é feito um reservatório, o qual necessita ser higienizado periodicamente.

Além de seguir esses passos, os administradores têm que ficar atentos a alguns cuidados essenciais na manutenção do sistema, que deverão ser seguidos diariamente e com muito vigor. Como o indicado no parágrafo acima, que aponta extrema importância o descarte da primeira vazão captada, com o intuito de não misturar o líquido limpo com o sujo.

A compatibilidade de litros do reservatório é outro ponto a se atentar, já que deve ser feito um espaço resistente ao peso da água e de possíveis impactos. Aconselha-se que devam ser tanques subterrâneos e pintados internamente, para que haja um bom acondicionamento da água.

CAPCHU

Mesmo com a utilização das técnicas atuais, pesquisadores da Escola Politecnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) decidiram criar um software com a função de simplificar o dimensionamento dos reservatórios para a captação e aproveitamento de água da chuva. O aplicativo nomeado CAPCHU promete com menos de um minuto cruzar informações com o regime de chuvas locais, e ainda calcular a área disponível para captação do recurso, estimar variações na demanda e volume dos reservatórios, com a finalidade de maximizar o aproveitamento dessa fonte. Além disso, o sistema avalia o tempo de amortização do investimento.

Com o uso da ferramenta, a administração e construção têm a vantagem de ter um reservatório dimensionado corretamente e atingir uma economia de tempo significativa na elaboração do projeto.

Do modo mais simples de aplicação do projeto até softwares mais avançados, não há dúvidas que a captação e utilização de águas pluviais é um grande ganho para os postos de combustíveis, e cada vez mais, os clientes desses estabelecimentos encontram o recurso ao procurar por serviços que requer o uso da água, como a lavagem de veículos, o famoso “Lava-Rápid0”. A vantagem é tanto do empreendedor, pois economiza cerca de 50% em suas contas e contribui para a natureza, com ações sustentáveis, quanto do consumidor, pois a economia gerada para os postos reflete em preços mais baixos e acessíveis.



*José Fernandes é administrador e presidente da CSMEPS – Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Postos de Serviços e Soluções de Abastecimento da ABIMAQ.
Data de inclusão: 27/04/2018
Fone: (11) 25780422
Contato: SimoneBertelli
Empresa: Vervi Assessoria e Comunicações
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Opinião]
Este Release foi visto 1606 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
egoi
 
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.