03/05/2018 - 10:11 - C4 Comunicação
PROTESTE realiza estudo de preço em salões de beleza
PROTESTE realiza estudo de preço em salões de beleza - C4 COMUNICAÇÃO

Economia dos serviços pode variar até 92% de acordo com o estabelecimento

...

De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 16,7% dos entrevistados abrem mão de cortar o cabelo e pintar as unhas, por exemplo, quando o bolso aperta. Para ajudar os brasileiros a economizar sem abrir mão desses serviços, a PROTESTE, associação de consumidores, fez uma pesquisa de preço com 123 salões no Rio de Janeiro e 96 em São Paulo.

Foi verificado que a discrepância de valores pode ser enorme. No Rio de Janeiro, por exemplo, a depilação pode custar de R$15 a R$62, uma diferença de 76%. Já em São Paulo, ao procurar por serviços de pedicure é possível observar uma variação de R$20 a R$62, que divergem em 68%.

Quando o assunto é coloração e corte, a associação encontrou o maior desnível de preço. Enquanto no bairro da Tijuca uma consumidora paga R$298 para pintar o cabelo, existem salões em Madureira que oferecem o mesmo serviço a R$25, uma variação de 92%. Isso significa que com o dinheiro gasto no salão da Tijuca é possível tingir o cabelo 11 vezes em Madureira e levar R$23 de troco.

Já na capital paulista, no bairro do Itaim Bibi, o corte de cabelo feminino sai por R$235 e na Liberdade, é possível encontrar salões que oferecem o serviço por R$25, uma diferença de 89% que podem render uma economia de R$210.

Nem sempre é preciso sair do bairro para conferir a diferença. Salões próximos como o Werner Coiffeur e do IC Irmãos Cabeleireiros, no bairro da Tijuca, ficam a 1,2km de distância e escolhendo o segundo, é possível economizar R$178 no serviço de coloração.

Isso também acontece em São Paulo, onde o cliente que opta por pintar os cabelos no Luri Hair gasta R$115 a mais do que a que escolhe o Cosmopolita Cabeleireiros. Ambos estabelecimentos ficam no bairro Vila Nova Conceição, a 800 metros de distância um do outro.

A mudança de salões pode render uma economia de mais de R$4 mil ao ano para o cliente que realiza dois cortes de cabelo, coloração a cada dois meses, manicure toda semana, pedicure a cada 15 dias, e sobrancelha e depilação (axila, buço e meia perna) todo mês.

No Rio, tudo isso sai R$4.834 no Werner Coiffeur, na Ilha do Governador. Já no Alfa

Fashion, que fica a 120 metros de distância, o gasto anual é de R$3.358. Uma economia de mais de R$ 1.476. Em São Paulo, a cliente que está na Barra Funda gasta anualmente R$ 7.130 no Jacques Janine, escolhendo o Sandra Estudio Hair, a 1,6 km dali, pode gastar R$4.188 a menos.

A PROTESTE alerta que este é um estudo de preço e a qualidade do serviço não foi avaliada. Tratando de salões de beleza, esse quesito faz total diferença. Mesmo assim, a associação deixou algumas dicas para que o consumidor diminua gastos com estes serviços que podem pesar no orçamento.

1- No caso da coloração e escova progressiva, pode-se levar o próprio produto e pedir desconto

2- Perguntar sobre como conservar o cabelo, adiando assim a volta ao salão;

3- Ir a manicure apenas em datas especiais e fazer as unhas em casa no dia a dia;

4- Fazer hidratações caseiras nos cabelos, semanalmente ou a cada 15 dias;

5- Assistir vídeos de tutoriais na Internet. O importante é ficar atento se o uso dos produtos pode causar riscos à saúde.

O consumidor tem acesso a outras análises de estabelecimentos comercias no site da PROTESTE: https://www.proteste.org.br/saloesdebeleza
Data de inclusão: 03/05/2018
Fone: (11) 0020202020