07/05/2018 - 16:40 - #Mac Comunicação e Marketing
Cortejo da folia do Divino, grande tradição de Itu, no próximo 13 de maio
Cortejo da folia do Divino, grande tradição de Itu, no próximo 13 de maio - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

O Núcleo Cultural da Folia do Divino Espírito Santo de Itu, o Museu da Música – Itu e a Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Associação Cultural Vozes de Itu realizarão, no próximo domingo, dia 13 de maio, o Cortejo Solene da Bandeira do Divino Espírito Santo. A iniciativa é mais uma forma de fortalecer os laços da comunidade religiosa com suas tradições culturais, musicais e de fé.

O Divino Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, uma das mais antigas devoções ibéricas, que foi trazida para a região ituana ainda no tempo da colonização e permaneceu viva na fé popular. A sua devoção se baseia também na iluminação das consciências. Seus sete dons são: a Sabedoria, o Entendimento, o Conselho, a Fortaleza, a Ciência, a Piedade e Temor de Deus.

A expressão maior da festa, na Roma Brasileira, é a Bandeira do Divino Espírito Santo, representação máxima da cultura do interior paulista. Desde a Páscoa ela tem sido conduzida a sete pousos, instalados em casas de famílias, sempre acompanhada de cantores e viola caipira, abençoando os lugares e a gente. Esses momentos de oração precedem o Cortejo, quando a bandeira visitará outros sete pousos do eixo histórico da Estância Turística de Itu.

As pessoas que visitarem os pousos poderão oferecer doces (em embalagens fechadas), que, na semana seguinte, serão reunidos e entregues às crianças do Lar Escola Santo Inácio.

Durante o Cortejo, além do grupo de violeiros, participa o Coral Vozes de Itu cantando as Jaculatórias ao Divino Espírito Santo, do Maestro Elias Álvares Lobo. Nesse momento o alferes da Bandeira, Gilberto Romanato, benze os quatro cantos da sala principal do pouso.

No dia 13 de maio a Bandeira do Divino visitará os pousos armados nos seguintes lugares:

9h00 - Museu da Música – Itu (Rua Floriano Peixoto, 480)
9h30 - Espaço Fábrica São Luiz (Rua Paula Souza, 492)
9h45 – Lar Escola Santo Inácio (Rua Paula Souza, 564)
10h00 – Antiquário Lila (Rua Paula Souza, 607)
10h15 – Museu da Energia de Itu (Rua Paula Souza, 669)
10h30 – Casa Amarela (Rua Paula Souza, 740)
10h45 – Casa da Praça (Praça Padre Miguel, 56)

Todos os pousos estarão abertos, na manhã do sábado dia 12 de maio, para visita da comunidade.

www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor