09/05/2018 - 15:00 - DOC Press
IES participa da plenária “Qual é o valor do compliance”, durante a GMTCC - Global Medtech Compliance Conference, em Paris - DOC PRESS

Carlos Eduardo Gouvêa destacou a necessidade de convergir esforços e respeitar as características de cada país para melhorar a conduta da área de compliance
 ...

O diretor executivo do Instituto Ética Saúde, Carlos Eduardo Gouvêa, representou o IES na Conferência Global de Compliance em Dispositivos Médicos, que aconteceu em Paris, entre 2 e 4 de maio. O evento - organizado pela MedTech Europe e AdvaMed – reuniu representantes da saúde de todo o mundo para compartilhar idéias, experiências e soluções inovadoras de conformidade na área de tecnologia médica.

Carlos Eduardo Gouvêa foi convidado para participar da plenária “Qual o valor do compliance”. O painel, comandadado pelo diretor de Políticas Públicas da my Tomorrows, Ingmar de Gooijer, ofereceu a oportunidade dos representantes das entidades ou de cada país falarem sobre a importância do tema em sua região ou sob sua perspectiva, além de abordar as métricas e indicadores de performance usados em cada local para definir o valor das ações de compliance ou, na falta delas, quais as consequências.

Durante a plenária foi bastante discutida a percepção de vários atores do setor sobre os desafios e dificuldades da área e se existe uma fórmula global para enfrentá-los ou se é necessário respeitar as características regionais. “Embora todo o setor esteja numa caminhada para melhorar a conduta da área de compliance com o pacto setorial, criação de código de ética, etc, é preciso continuar movendo todo o mercado a uma única direção, convergindo esforços, cada região no seu tempo” enfatizou o diretor executivo do IES.

Gouvêa também apresentou as ações que o Instituto Ética Saúde tem realizado, entre elas, a iniciativa do QualIES, que foi bastante elogiada durante o evento por criar um padrão para todos respeitarem, agilizando os processos, economizando recursos e aumentando a qualidade do setor de forma consolidada. “Todos percebem que existe algo consistente e com grande potencial de mudar o mercado, várias empresas e entidades se interessaram pelo trabalho do IES, que adota um modelo que consegue juntar todos os atores da cadeia de saúde e obtém grande aderência, o que chama bastante atenção”, comemora Carlos Eduardo Gouvêa.

A Conferência Global de Compliance em Dispositivos Médicos contou com a presença de executivos de todo o mundo das áreas de Dispositivos Médicos e Compliance, sendo que do Brasil foram convidados apenas o Instituto Ética Saúde e a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Implantes - Abraidi.

Sobre o Ética Saúde

O Instituto Ética Saúde busca garantir a segurança do paciente e a sustentabilidade do sistema de saúde por meio de uma conduta ética entre os atores em um ambiente de concorrência justa e transparente. Os objetivos consentidos do Instituto Ética Saúde incluem evitar incentivos ilegais ou antiéticos para agentes públicos e privados, prática de atos médicos ilegais ou antiéticos, evasões fiscais, irregularidades regulatórias, concorrência desleal, violação de direitos do consumidor e falsificação.
Este arcabouço é fiscalizado por meio de denúncias anônimas ou identificadas, com apuração justa e realização de um cadastro público positivo, para revelar à sociedade quais empresas atuam efetivamente de forma ética. O Canal de Denúncias é o www.eticasaude.org.br ou o 0800-741-0015.
Data de inclusão: 09/05/2018
Contato: José Luchetti